IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja cinco dicas para ser promovido no trabalho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Danilo Schramm

Do UOL, em São Paulo

08/04/2014 06h00

Conquistar uma promoção no trabalho pode ser o desejo da maioria dos profissionais e importante para a carreira. Mas engana-se quem pensa que somente a vaga deixada por um colega que saiu da empresa é suficiente para que seu chefe te promova a um novo cargo.

Para o diretor-geral do site Trabalhando.com, Caio Infante, este é um bom momento para começar a negociar a promoção. Porém, para falar sobre uma mudança de cargo é necessário mostrar que merece. “Acredito que o funcionário precisa ter um bom histórico e ter muito conhecimento de sua importância”, diz.

De acordo com a gerente de RH da Catho, Angélica Nogueira, o profissional precisa entender se o gestor está satisfeito com seu trabalho, pois os resultados são os maiores motivadores para uma empresa recompensar o funcionário.

“Entre um empregado desmotivado com muitos anos de casa e outro com desempenho acima da média, mas com menos tempo na empresa, o mais novo sairá na frente”. Ela indica pedir um feedback para entender como o chefe enxerga as suas realizações.

A coach e colunista do UOL e do Emprego Certo, Daniela do Lago, afirma que a performance comportamental também precisa desenvolvida para conquistar novas posições na companhia. "Cuide de seus relacionamentos e comportamentos, pois mesmo tendo um bom desempenho nas tarefas, maus hábitos como atrasos e faltas podem te prejudicar".

A pedido do UOL Empregos e Carreiras, os especialistas elaboraram cinco dicas importantes para quem deseja receber uma promoção no trabalho. Confira:

Não consegui me adaptar ao novo cargo. E agora?

Em alguns casos, a promoção pode se tornar uma armadilha se o profissional não apresentar resultados positivos ou não se adaptar ao novo cargo. Assim, Angélica sugere que o profissional tenha uma conversa sincera com o gestor para que juntos avaliem como a situação pode ser contornada.

"Pode ser apenas um período de adaptação e com um direcionamento, o profissional poderá atingir um bom desempenho", declara a gerente de RH.

Se mesmo depois de uma nova chance o profissional não conseguir atingir às expectativas do empregador, será difícil retornar à antiga função, afirma Caio Infante. "Isso é algo muito improvável, principalmente se o profissional pediu a promoção. A empresa não daria responsabilidades para o profissional novamente".

Por isso, afirma Daniela do Lago, é importante manter o foco e saber onde se pretende chegar na carreira, pois não existem lugares de gerentes, diretores e presidentes para todos. "E isso não representa o sucesso para todos os profissionais."

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2013/12/09/voce-esta-preparado-para-assumir-um-cargo-de-gestao.htm')