IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado institui cotas de 20% para negros nos próximos concursos

Do UOL, em São Paulo

13/05/2014 16h40Atualizada em 13/05/2014 18h04

A Mesa Diretora do Senado decidiu instituir, nesta terça (13), cotas de 20% para negros nos concursos públicos para contratação de servidores e nos contratos de terceirização da Casa.

“Nós estamos reservando a partir de agora, em todo concurso público para servidor do Senado Federal e em contrato de terceirização também, uma cota de 20% para resgatarmos as contas que nós temos com os afrodescendentes”, disse o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado.

Renan explicou que a determinação não pode ser imposta para os cargos em comissão, uma vez que o critério para a contratação desse tipo de mão de obra envolve a confiança depositada pelo parlamentar.

O senador ressaltou que há uma recomendação para que a proporcionalidade também seja levada em consideração nessas contratações.

A reserva de 20% das vagas em todos os concursos públicos federais está prevista em projeto que aguarda votação no Plenário do Senado (PLC 29/2014). Se aprovada, a matéria vai a sanção presidencial logo em seguida.

(Com Agências)