IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Copa derrubou produtividade e disparou faltas em empresas, diz levantamento

AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Do UOL, em São Paulo

16/07/2014 18h35

Levantamento realizado pela consultoria Wiabiliza mostra que, durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, o desempenho dos colaboradores piorou em 70% das empresas entrevistadas. As faltas ao emprego também saltaram até sete vezes.

Como se trata de uma enquete localizada, sem distribuição estatística que represente o conjunto das empresas do país, os resultados não podem ser ampliados para todo o Brasil e devem ser considerados somente entre o universo das empresas que responderam ao levantamento.

No dia seguinte aos jogos, a piora no desempenho dos profissionais era de 30% das empresas. No dia anterior aos jogos esse percentual era de 14%.

Segundo José Antonio Prudente, sócio e consultor da Wiabilizaa, a ansiedade pelo desempenho da seleção brasileira nos jogos foi o que provocou a queda na produtividade dos funcionários.

Faltas ao trabalho aumentaram sete vezes

Ainda segundo o levantamento, o índice de faltas ao trabalho deu um salto em jogos da seleção. Dois dias antes das partidas, a média de ausência era de 5% dos funcionários. Nos dias das partidas, esse índice saltou sete vezes, indo para 35%.

No dia posterior a cada jogo, o número de faltas foi de 16% (três vezes superior à média normal).

Participaram da enquete companhias dos setores de agronegócios, financeiros, farmacêutica, hospitalar, TI, serviços, construção civil, editoras, metalurgia, gráficos, plásticos e sucroenergético.