IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Você se sente sobrecarregado no trabalho? Veja 7 questões para considerar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Leandro Quintanilha

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 06h00Atualizada em 12/08/2014 12h21

O estilo de vida nas grandes cidades, as oscilações da economia e o avanço das tecnologias estenderam as jornadas de trabalho e a quantidade de coisas para se fazer ao mesmo tempo. Hoje, basta atender o celular para (re)começar o expediente, onde quer que se esteja. 

UOL ouviu especialistas em estresse, carreira e administração do tempo, e levantou sete questões essenciais para quem precisa repensar sua relação com o trabalho. 

Foram ouvidos a especialista em recursos humanos Eline Kullock, presidente do Grupo Foco; a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente no Brasil da Isma (Internacional Stress Menagement Association), organização internacional que se dedica à pesquisa e ao tratamento do estresse; e o coach Sergio Guimarães, idealizador da Academia do Tempo, escola especializada em administração do tempo e gerenciamento do estresse.

Pesquisa: 69% relatam desconforto relacionado ao emprego

Uma pesquisa realizada em 2013 apontou que 88% dos entrevistados se declararam ansiosos, 83% angustiados e 74% preocupados no momento da entrevista. Para 69%, esse desconforto estava relacionado ao trabalho. As outras esferas da vida (pessoal, social, financeira etc.) assombravam juntas os demais 31%.

O estudo foi feito pelo braço brasileiro da Isma (Internacional Stress Menagement Association), organização internacional que se dedica à pesquisa e ao tratamento do estresse, e ouviu 1.000 profissionais de diferentes níveis na carreira em São Paulo e Curitiba.

53% recorrem ao álcool para se desligar do trabalho

A pesquisa da Isma revelou, ainda, que 85% dos profissionais declararam sofrer de algum tipo de dor (muscular, de cabeça etc.); 70% afirmaram se sentir cansados, com mais horas de trabalho e com menos tempo para repor suas energias; e 35% disseram sofrer de algum tipo de distúrbio do sono, como a insônia.

O estudo mostrou também que a reação ao estresse pode favorecer problemas de saúde: 56% afirmam usar medicamentos, muitas vezes por conta própria; 53% admitiram recorrer ao álcool como forma de se desligar do trabalho e 35% declararam que passaram a comer mais.

“Estudos mostram que o estresse altera o paladar --ao mesmo tempo, a comida se torna um recurso de gratificação para quem se sente tão cansado”, acrescenta Rossi.