IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aja como se fosse o dono da empresa na busca por trainee; veja 7 dicas

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 06h00

A oportunidade de acelerar a carreira é o que faz muitos jovens se candidatarem a programas de trainee em grandes empresas. Bolsas de R$ 5.000 nas grandes empresas também são um atrativo.

Com isso, a concorrência pode ser maior do que nos vestibulares mais concorridos do país. 

Em 2013, mais de 470 mil pessoas se candidataram a 1.500 vagas nos programas de trainee organizados pela Cia de Talentos, que fez a seleção para 44 empresas, de acordo com Milie Haji, gerente de projetos da empresa.

Os números correspondem a 313,3 candidatos para cada vaga. Para comparar, o curso mais concorrido na Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo, registrou 62,9 candidatos por vaga no ano passado. Foi o curso de Medicina no campus Ribeirão Preto.

Além da concorrência, o jovem encara uma sequência de provas , dinâmicas em grupo e entrevistas que pode durar até quatro meses.

Para o jovem ser bem-sucedido, especialistas dizem que os candidatos devem ter "brilho nos olhos" e agir como se fossem os donos da empresa.

O fundador da empresa de recrutamento e seleção Eureca, Marcelo Vieira, diz, ainda, que as empresas procuram jovens que assumam responsabilidade por suas decisões, cumpram tarefas do início ao fim e sejam inovadores.

Mesmo que o candidato preencha todos os requisitos citados acima, ele pode ser reprovado na seleção se não conseguir convencer os recrutadores de que se identifica com os valores da companhia.

“A maioria das consultorias de recrutamento e seleção avalia se o jovem tem motivação para trabalhar na empresa”, diz Luiz Abdalla, da Seja Trainee, empresa de consultoria e coaching para candidatos a trainee.

O UOL entrevistou três especialistas em programas de trainee - Luiz Abdalla, Marcelo Vieira e Milie Haji - para saber como o candidato deve se preparar para os processos seletivos e o que fazer para aumentar as chances de ser escolhido. Leia as dicas abaixo.