IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ONU lança manual para promover os direitos de homossexuais no trabalho

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 16h50

Para combater a discriminação no ambiente de trabalho, a ONU (Organização das Nações Unidas) lança nesta terça-feira (30), em São Paulo, o manual “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia”.

O objetivo do manual é oferecer diretrizes para a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBT no mundo corporativo e garantir que elas tenham acesso ao trabalho sem ter seu bem-estar comprometido.

A partir de quatro situações baseadas em histórias reais, o manual levanta questões sobre os comportamentos das empresas.

Em um dos casos, um funcionário tira licença-médica para passar por uma cirurgia de mudança de sexo. Ele avisa a empresa sobre o motivo da licença dias antes de voltar ao trabalho e a equipe de recursos humanos precisa lidar com questões como qual banheiro o funcionário usará, qual será seu email corporativo e como comunicar a equipe.

A orientação, a partir dessa história, é que a empresa pergunte ao funcionário como ele quer ser tratado e respeite suas decisões. 

O documento foi elaborado pela ONU e mais de 30 representantes de empregadores, trabalhadores, governos, sindicatos e movimentos sociais ligados aos temas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e HIV/Aids.

Esses representantes foram consultados para indicar as situações em que essa população sofre discriminação e modos de enfrentar o preconceito. 

A publicação faz parte da campanha “Livres & Iguais”, iniciativa global da ONU para defender a igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. 

Ela pode ser acessada no endereço http://zip.net/bwpJtZ