IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Você "schedula" reuniões sobre "budget"? Então, repense o uso de jargões

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 06h00

“Vamos 'schedular' uma reunião de 'brainstorming' para agregar valor ao produto e aprovar o 'budget' para 'startar' o projeto”. Não entendeu nada? Então tente isto: “vamos marcar uma reunião para pensar em ideias criativas que aprimorem o produto e aprovar o orçamento para dar início ao projeto.”

As frases significam a mesma coisa, mas é mais provável que você escute a primeira, e não a segunda, no ambiente corporativo. Cheia de jargões, ela pode ser difícil de entender para quem não é do meio, mas é como língua portuguesa de escola primária para quem já está acostumado.

Além de expressões em português, como “agregar valor”, são exemplos de jargões estrangeirismos, como “brainstorming” e “budget” e termos aportuguesados, caso de “schedular” e “startar”.

“Eles funcionam como um atalho”, diz a consultora de carreira Rose Sales. “Em vez de usar expressões longas, você diz o jargão e todo mundo na empresa entende rapidamente a que você está se referindo”.

Cuidado com o uso excessivo 

Embora facilitem a vida no trabalho, os jargões devem ser usados com moderação e apenas em contextos adequados.

“Quando você usa os termos de forma exagerada, em momentos desnecessários ou para um público que não os entende, corre o risco de parecer arrogante “, diz Ricardo Barbosa, diretor-executivo da consultoria Innovia Training & Consulting. “Os colegas de trabalho podem achar que você quer se exibir e menosprezá-los.”

É recomendável, também, que o profissional preste atenção à própria fala para notar se está repetindo algum jargão com muita frequência. “Mesmo sem perceber, ele pode estar encaixando o termo até em conversas sobre amenidades, o que não faz sentido”, diz Sales.

É importante conhecer os termos para não ficar perdido

Ainda que você não tenha o costume de usar jargões no trabalho, é importante conhecê-los para não ser pego de surpresa em uma reunião, conversa de corredor ou entrevista de emprego. Veja abaixo o que significam os termos mais comuns usados nas empresas.