IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trifil deve pagar indenização por obrigar funcionário a mostrar cueca

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 18h40

A Trifil, fabricante de calcinhas, sutiãs, cuecas e meias, foi condenada a pagar indenização de R$ 3.000 a um funcionário que era obrigado a mostrar a cueca a um vigilante antes de sair do trabalho.

A empresa informou ao UOL que não vai se manifestar sobre a decisão judicial. Ela ainda pode recorrer da sentença.

No processo, o auxiliar de produção afirmou que os empregados eram forçados a mostrar a roupa íntima, mesmo que parcialmente, para que o vigilante se certificasse de que eles não estavam roubando roupas da fábrica.

Ele disse que a prática causava constrangimento porque dava a impressão "de que os funcionários daquela fábrica não são dignos de confiança".

Em sua defesa, a Trifil disse que a inspeção consistia na exibição da cueca ou da calcinha, da alça do sutiã e das meias. Ainda segundo a empresa, a inspeção era feita por um vigilante em local restrito, e a seleção dos funcionários que seriam revistados era aleatória, mediante sorteio eletrônico.

Segundo a empresa, o procedimento estava previsto no contrato e no acordo coletivo de trabalho da categoria.

Na decisão da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Mauricio Godinho Delgado disse que a inspeção viola a Constituição. "A realização da inspeção pessoal pelo empregador configura inegável abuso no exercício do poder fiscalizatório", afirmou.

Delgado disse, ainda, que a revista provocou exposição indevida da intimidade, o que justifica a indenização por danos morais.