IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na festa de fim de ano da firma, evite striptease e dormir no escritório

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 06h00

Em todo final de ano algumas cenas se repetem. Encarar a multidão, rodando pelas lojas sem saber o que comprar de presente, ver aquele seu tio fazendo comentários inapropriados na ceia de Natal e, claro, presenciar colegas passando vergonha na festa da firma.

"A festa da empresa é um ambiente perigoso porque as pessoas se sentem confortáveis e esquecem que não é um evento pessoal", afirma a consultora de imagem Renata Mello. "Já vi uma moça subir na mesa e começar a dançar, ameaçando fazer um striptease".

Autoconhecimento, controle das emoções e sintonia com o ambiente. Esses são os três pilares para qualquer um desfrutar a festa sem criar problemas, segundo Patrícia Lara Souza, gerente de recursos humanos da Sankhya, empresa de gestão de negócios.

Ela também já presenciou cenas desagradáveis. "Em uma empresa em que trabalhei, no início da minha carreira, uma secretária bebeu além da conta e acabou pegando no sono. No dia seguinte, quando abriram o escritório, ela ainda estava lá, dormindo".

Por isso, o UOL reuniu conselhos das duas e do professor da Universidade Mackenzie, Marcos Morita, especialista em estratégias empresarias, para ajudar durante a festa e depois dela.