IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Engenheiro estará em alta; veja 11 profissões requisitadas em 2015

DO UOL, em São Paulo

16/12/2014 06h00

Os engenheiros serão os profissionais mais requisitados em 2015, segundo a consultoria Michael Page, especializada em recrutamento de executivos.

A empresa divulgou uma lista com as profissões que estarão em alta no ano que vem, baseada em análises do mercado. Das 11 citadas, sete exigem formação em engenharia. As áreas de atuação variam, mas estão ligadas a setores da indústria petroleira, fabricação e distribuição de produtos e tecnologia.

Profissionais de áreas financeiras das empresas também serão requisitados.

Segundo André Nolasco, diretor da Michael Page, a expectativa das companhias é iniciar um novo ciclo de crescimento em 2015, consequência de medidas para aprimorar processos internos e reduzir custos. 

Expectativa de contratações em 2015 é baixa

Apesar de algumas profissões ligadas à indústria estarem em alta, a expectativa de contratações do setor no primeiro trimestre de 2015 é modesta, segundo pesquisa da ManpowerGroup, especializada em recrutamento.

De acordo com o levantamento, os empregadores esperam uma retração nas contratações da indústria nos primeiros três meses do ano, chegando a -4%. Isso representa uma queda de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 16 pontos na comparação com o mesmo período de 2014.

É a primeira vez que a expectativa é negativa desde o início do levantamento, em 2009.

Somando todos os setores, os empregadores brasileiros preveem um crescimento de 6% nas contratações, mantendo o valor do trimestre anterior e queda de seis pontos percentuais na comparação anual.

O levantamento da ManpowerGroup leva em conta dados de 851 empregadores do país.