IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GM suspende contrato de 473 funcionários em fábrica no interior de SP

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 14h58

A GM anunciou que 473 empregados da fábrica de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) terão contratos de trabalho suspensos por cinco meses. O afastamento começa na próxima segunda-feira (9) e vai até 8 de agosto.

Ao retornar às atividades, os trabalhadores terão três meses de estabilidade no emprego.

A medida faz parte do acordo estabelecido entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, após greve no mês passado na unidade.

Segundo o sindicato, o número de trabalhadores afastados é bem menor do que o previsto em acordo, que era de 650 a 798.

A GM não deu mais detalhes sobre a suspensão de contrato e não informou quais áreas da fábrica foram afetadas. A unidade tem cerca de 5.200 funcionários.

Segunda suspensão em menos de um ano

No mês passado, 798 funcionários retornaram ao trabalho depois de cinco meses de suspensão de seus contratos e têm estabilidade até agosto.

Outra medida adotada no início deste ano foi o programa de demissão voluntária. O objetivo era adequar o número de funcionários, segundo a empresa. De acordo com o sindicato, foram 97 adesões ao plano, número considerado baixo pela entidade.

Montadoras cortam postos

Segundo a Anfavea, entidade que representa as montadoras, os fabricantes de veículos e fábricas de tratores agrícolas cortaram 1.846 postos de trabalho em fevereiro.

Desde novembro de 2013, 17,3 mil vagas já foram eliminadas no setor.