IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grávida de 6 meses é aprovada em teste físico da PF no Piauí após recurso

Carolina Azevedo, ao lado do treinador Hugo Soares, foi aprovada no teste físico - Arquivo pessoal
Carolina Azevedo, ao lado do treinador Hugo Soares, foi aprovada no teste físico Imagem: Arquivo pessoal

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió (AL)

01/04/2015 06h00

Grávida de seis meses, a jovem piauiense Carolina Azevedo, 26, conseguiu ser aprovada no teste de aptidão física do concurso para agente de polícia da PF (Polícia Federal) no Piauí. Ela precisou de uma segunda chance para fazer a prova de natação e teve de recorrer por 22 centésimos.

O teste requer preparo físico de atleta e é considerado um dos mais difíceis do Brasil. O edital do concurso informa que mulheres grávidas terão o mesmo teste aplicado às demais.

Concurseira, Carolina disse que esta é a segunda vez que se prepara para o teste físico da PF e por estar grávida o preparo físico não deixou de ser intenso, mas foi acompanhado de um personal trainner para não colocar em risco o bebê.

"As provas escritas do concurso eram realidade, pois me preparo há três anos, o que não esperava era estar grávida durante a prova física", disse ela, que aumentou oito quilos.

O personal trainner Hugo Soares conta que treinamento ocorreu em apenas um mês e ele esteve atento o tempo todo porque os testes da PF consistiam em salto em distância de 1,66m, barra estática por 15 segundos, prova de natação de 50m em até 52 segundos e corrida de 2,02km em até 12 minutos.

“Para ela conseguir fazer isso tudo tinha de treinar. A prova de salto mesmo não tinha como treinar a não ser saltando, a corrida, a barra e a natação a mesma coisa. Tivemos cuidado com o treinamento para não forçar a região pélvica. As atividades também foram realizadas quando o tempo estava mais frio para não esquentar o líquido aminiótico e prejudicar o bebê", disse Soares.

Prova de natação teve segunda chance

No salto ela conseguiu alcançar 1,83m, na barra ela ficou suspensa por 35 segundos e completou a  corrida com 11 minutos. Já a natação tinha o limite de 52 segundos. Ela fez em 52 segundos e 22 centésimos depois de uma segunda chance.

Durante a primeira vez, ela sentiu dor na barriga, saiu da piscina e foi atendida pela equipe médica. Na segunda chance, ela conseguiu marcar 52 segundos e 22 centésimos.

Os 22 centésimos tiveram de ser questionados com a banca realizadora do concurso. Ela entrou com recurso e os centésimos foram desconsiderados, pois o edital previa isso, segundo ela. O teste foi realizado no dia 23 de fevereiro, mas o resultado só saiu nesta terça-feira (31), quando o recurso foi aceito.

Agora, Carolina deverá ainda passar por outras três etapas do concurso que são: exame médico, avaliação psicológica e investigação social.