IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Água morna com limão e música: 5 dicas para um dia de trabalho produtivo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 06h00

Falta de tempo. Essa, talvez, seja uma das maiores preocupações de profissionais hoje em dia. O desejo sempre é aumentar a produtividade, aproveitando melhor as horas disponíveis ao dia.

Algumas atitudes matinais, como refletir durante o banho, comer bem, ouvir música e até tomar água morna com limão podem ajudar nisso, segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade.

Antes de qualquer dica, porém, Barbosa alerta que é necessário querer. Além disso, é um treinamento diário e, muitas vezes, trabalhoso.

"A produtividade é uma ciência. É preciso se dedicar ao assunto. Ler um livro, fazer um curso. Treinar a mente", afirma. Ao praticar técnicas profissionais para aumentar a produtividade, segundo ele, é possível ganhar até uma ou duas horas a mais por dia para suas atividades.

O coach Fernando Colella diz que produtividade não é, necessariamente, fazer mais em menos tempo, e sim se sentir no controle de suas atividades e encontrar significado nelas. "Produtividade é um termo criado para máquinas. Nós somos gente. Nossa produtividade está ligada à qualidade", afirma Colella.

Os especialistas defendem que não há fórmulas prontas. Cada um deve encontrar técnicas e dicas que funcionam melhor para si, de maneira a produzir mais e melhor. Algumas, porém, são básicas, como listar as prioridades do dia.

É possível, porém, incorporar algumas atitudes à rotina matinal que podem ajudar nessa tarefa. Confira as dicas elaboradas pelo especialista Christian Barbosa. 

1. Pense em seus objetivos durante o banho

carreira - banho - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

A hora do banho pode ser usada para reflexão. Christian Barbosa aconselha a usar esse tempo para imaginar como seria se seus objetivos já estivessem realizados. "Pensar nos resultados futuros é um motivador diário e faz com que você conecte-se com as coisas importantes e prioritárias do dia".

Importante: isso não é desculpa para tomar banhos mais longos. A falta de água continua sendo um problema grave. Reflita sobre os objetivos enquanto se ensaboa, com a torneira fechada.

2. Tome um excelente café da manhã

carreira - café da manhã - Toma?s Rangel/Divulgação - Toma?s Rangel/Divulgação
Imagem: Toma?s Rangel/Divulgação

Os nutricionistas afirmam que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Uma alimentação balanceada é essencial para ter energia.

Mas, segundo Christian, um excelente café da manhã não é apenas comer bem, mas desfrutar do momento. Reserve 10 minutos para sentar à mesa. Se for preciso, para ganhar tempo, já deixe a mesa arrumada na noite anterior. Um café com açúcar enquanto procura a carteira para sair de casa não é uma refeição.

3. Ouça músicas empolgantes no caminho

carreira - música - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Música é um grande motivador. Com a tecnologia atual, não há desculpa. É possível escutar no ônibus, trem ou carro, seja com celular, MP3 player ou CD.

Faça uma seleção de, pelo menos, sete músicas "que o deixam pilhado, com vontade de abraçar o mundo", como diz Barbosa. O estilo não importa, mas não vale rádio. Tem de ser uma lista pessoal e especial.

4. Revise as prioridades

Carreira - email - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Se ainda não tem uma lista de atividades, considere fazer uma, incluindo as prioridades que devem ser cumpridas.

Chegando ao trabalho, revise os e-mails, as tarefas não cumpridas no dia anterior e ajuste a sua lista de prioridades. "Pense nas atividades que precisam ser realmente atingidas no dia e planeje-as para que sejam executadas no melhor momento do seu dia", diz Christian.

5. Beba água morna com limão

carreira- limão - Reprodução/Getty Images - Reprodução/Getty Images
Imagem: Reprodução/Getty Images

Christian Barbosa defende essa receita caseira simples: água morna com algumas gotas de limão.  "Além de ter vitamina C, regular o Ph do corpo, proteger o sistema imunológico, a combinação estimula seu raciocínio. O potássio do limão ajuda a nutrir o cérebro", afirma Barbosa.

"Eu tenho experimentado em alguns momentos, claro que o efeito não é igual ao espinafre para o Popeye, mas li tantos estudos sobre isso que, nem que seja por efeito placebo [remédio ou substância que não tem efeito direto na doença], já dá uma ajuda", diz.

Redes sociais podem ajudar na produtividade