IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Demissão, assédio e fusão; 5 filmes sobre como enfrentar crises no trabalho

Brad Pitt é um executivo de time de beisebol em crise em "O Homem que Mudou o Jogo" - Reprodução
Brad Pitt é um executivo de time de beisebol em crise em "O Homem que Mudou o Jogo" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 06h00

Dificuldades econômicas, demissões em massa, assédio moral, substituição da gerência, fusão com outras empresas. São inúmeras as situações de crise que os profissionais  de qualquer área enfrentam.

Para Myrna Silveira Brandão, diretora cultural da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro), é praticamente inevitável que profissionais passem por momentos ruins ao longo de suas carreiras.

Por isso, segundo ela, o melhor é estar preparado. "Mais importante do que tentar evitar crises é ter a percepção que as pessoas podem conviver com adversidades, mas precisam estar prontas para agir quando necessário".

A diretora também é responsável pelo Cine ABRH, painel de filmes no Conarh (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que será realizado de 17 a 20 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Ela selecionou cinco filmes que mostram momentos de crise em empresas ou na carreira e discutem a maneira como os profissionais podem enfrentar essas situações.

"Margin Call - O Dia Antes do Fim" (Margin Call, EUA, 2011), de J.C. Chandor

Executivos de um banco de investimento em Nova York são informadas de que um desastre financeiro sem precedentes está prestes a ocorrer. Em 24 horas, os participantes tentam conviver e tirar o melhor da situação. As situações acontecem rapidamente e eles precisam tomar decisões que têm consequências econômicas e morais.

Abordando a crise financeira iniciada em 2008, o filme permite o debate de vários aspectos presentes no mundo corporativo, como o clima de tensão entre os executivos envolvidos e os princípios éticos.

"O Homem que Mudou o Jogo" (Moneyball, EUA, 2011), de Bennett Miller

O filme segue Bill Beane (Brad Pitt), gerente de um time de beisebol que está atravessando uma crise, perdendo jogos e atletas. Ajudado por seu assistente, Beane começa a identificar os pontos fortes e fracos de cada jogador e como cada um, individualmente, está contribuindo para o coletivo.

Além de permitir um debate sobre muitos temas do esporte que têm ligação com a área de gestão --como competição, limites, equipe, liderança e resistência a mudanças-- o filme mostra que, em momentos de crise, muitas vezes é preciso fugir do convencional para resolver um problema que precisa de uma solução imediata.

"A Grande Virada" (The Company Men, Reino Unido/EUA, 2010), de John Wells

Um executivo de sucesso perde repentinamente seu emprego por causa da crise econômica. Ele não consegue manter seu nível de vida e vê sua motivação despencar.

"A Grande Virada" aborda inúmeros temas do mundo corporativo, como dispensas em massa, assédio moral, recolocação, poder, ética, superação e o impacto que a demissão pode causar na vida das pessoas, desestruturando famílias e comunidades.

"Amor Sem Escalas" (Up In The Air, EUA, 2009), de Jason Reitman

Ryan Bingham (George Clooney) é um executivo encarregado de demitir pessoas para ouras empresas, assumindo o papel de companhias em crise que não têm coragem de dispensá-las. Sua vida muda com a chegada de uma jovem psicóloga que sugere que as demissões sejam feitas online, e não mais presencialmente.

O filme aborda temas que fazem parte do mundo corporativo, como demissões, valores, ética, desemprego, mundo virtual e a responsabilidade social das empresas nos casos de demissões coletivas, momento em que transparência, respeito e a comunicação adequada são fundamentais, segundo Myrna Silveira Brandão.

"Em Boa Companhia" (In Good Company, EUA, 2004), de Paul Weitz

A revista em que Dan Foreman (Dennis Quaid) trabalha é adquirida por uma multinacional e ele perde sua função para o jovem Carter (Topher Grace), de 26 anos. Dan tenta manter um clima amistoso, mas a situação piora quando circunstâncias levam à venda da empresa e outras questões, envolvendo aspectos pessoais, tornam o clima  insustentável.

O filme possibilita a reflexão e o debate de vários temas presentes no mundo corporativo, como demissão, avaliação de desempenho, ética, negociação, significado do trabalho e conflito de gerações.