IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Servidores do INSS entram em greve pedindo reajuste de 27,5% nos salários

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 12h58Atualizada em 08/07/2015 12h09

Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de diversos Estados entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira (7).

A categoria pede reajuste salarial de 27,5%, que as gratificações atuais sejam incorporadas aos salários, plano de cargos e carreira, e concurso público para contratação de novos funcionários. Também é contra o assédio moral e a terceirização.

Pelo menos 18 Estados aderiram à greve, segundo a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social). São: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

Outros Estados podem entrar em greve nos próximos dias, de acordo com a entidade.

Tem atendimento agendado? Veja o que fazer

Das 1.605 agências no país, cerca de 70% teriam sido afetadas pela paralisação, segundo a categoria. Os serviços afetados variam de agência para agência. 

Segundo o INSS, quem tem agendamento marcado em uma agência e não for atendido por causa da paralisação terá sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência, e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para o telefone 135 no dia seguinte à data original.

Será considerada a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

Por meio de nota, o instituto também disse que "mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos".