IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Está pronto para assumir um cargo de liderança no trabalho? Faça o teste

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 06h00

A boa liderança garante que os resultados da empresa sejam atingidos.

"Nós trabalhamos para a empresa, mas o que mantém a vontade de crescer e gerar resultados é a liderança", afirma Paulo Alvarenga, sócio diretor da Crescimentum, especializada em treinamento de líderes. "Se meu líder não me respeita, não me valoriza, não observa, não desenvolve a equipe, a motivação e o desempenho caem".

Segundo ele, a rotatividade no mercado de trabalho hoje é muito maior, levando pessoas mais jovens e, muitas vezes, menos preparadas, para cargos de liderança. "Encontramos gestores que não têm experiência em fundamentos básicos de liderança, como saber delegar ou dar feedback aos funcionários".

Para Alvarenga, o líder precisa desenvolver algumas características básicas:

  • Ambição. Tem visão clara do futuro, sabe o que deseja para a empresa e sua equipe -- e compartilha isso com os subordinados
  • Sua vontade é focada no propósito. Sabe qual é o seu propósito. Por exemplo: deixar legado ou desenvolver pessoas
  • Tem autoconhecimento. Sabe quais são seus pontos fortes e fracos, e como melhorá-los
  • Conhece subordinados. Entende que a equipe tem pessoas com pensamentos, culturas e gerações diferentes, e sabe se relacionar com todos
  • Dá feedback. Está sempre alinhando a expectativa dos funcionários com a da empresa
  • Não dá o que liderados querem, mas o que eles precisam

Faça o teste para saber se você já está pronto para liderar:

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/07/21/voce-sabe-liderar-no-trabalho.htm')

Paulo Alvarenga afirma que algumas pessoas já têm características de liderança ao entrar no mercado de trabalho. Outras, precisam desenvolvê-las, e podem chegar a resultados tão bons quanto os de líderes "natos".

Para quem deseja treinar habilidades de liderança, ele recomenda o trabalho voluntário ou em ONGs (organizações não governamentais), onde são exigidas características de liderança, como montar equipes e observar pessoas. "É uma experiência rica, principalmente para jovens", afirma.

Também é possível seguir caminhos mais tradicionais, como procurar cursos e formações específicas, como o coaching, além da própria experiência do dia a dia no trabalho.

Esqueçam o emprego e sejam empreendedores, diz Prêmio Nobel da Paz