IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colegas de trabalho o evitam? Faça teste e descubra se é uma pessoa difícil

Do UOL, em São Paulo

29/08/2015 06h00

Você conhece uma pessoa difícil de se relacionar no trabalho? Pode ser aquele colega chato, o chefe agressivo, o funcionário teimoso. As características são diversas, mas uma coisa é comum: nem sempre essas pessoas sabem o quanto são vistas como difíceis pelos profissionais ao seu redor.

Pensando assim, você mesmo pode ter uma personalidade difícil, e nem saber. "Estimo que pelo menos 20% são de alguma forma difíceis de lidar. Não existe apenas o agressivo, grosseiro. Esse é o típico, o clássico", afirma o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz.

"Os chatos de galocha, por exemplo. A maioria [deles] não tem noção. Não o convidam para o happy hour e ele vai assim mesmo. Derruba o copo, faz piada inoportuna." 

Mudar esse comportamento não é fácil, mas a transformação começa ao reconhecer o problema. "A primeira coisa é se tocar. O próprio autoconhecimento já atenua [o comportamento]. Ele não vai deixar de ser agressivo, por exemplo, mas vai controlar."

Ferraz, que é autor do livro "Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa" (Editora Gente), afirma que, quando a pessoa não percebe que é difícil, o feedback de colegas e chefes pode ser importante. "Muitas vezes ele é demitido [por isso], e nem sabe o porquê."

Para seu livro, o consultor desenvolveu um teste, com o objetivo de saber se você é uma dessas pessoas. Você pode passar para seus colegas, para eles perceberem que, talvez, não sejam tão legais quanto pensam que são.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/05/25/voce-e-uma-pessoa-dificil.htm')