IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Federação de petroleiros adia para domingo greve na Petrobras

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 18h18

Após reunião entre a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e a Petrobras, os sindicalistas decidiram adiar para domingo a greve que havia sido programada inicialmente para sexta-feira (4), segundo a assessoria de imprensa da organização sindical.

A FUP afirma que entregou à Petrobras novo aviso de greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite de domingo. O sindicato diz que a data foi escolhida porque é preciso entregar esse aviso pelo menos 48 horas antes da paralisação. 

"Isso é parte da nossa estratégia", disse Alessandra Muteira, da assessoria de comunicação da FUP, sem especificar motivos para o adiamento.

Os sindicalistas dizem que são contra o plano de negócios da empresa, que prevê corte nos investimentos e venda de negócios, e pedem também mais segurança no trabalho.

Paralisações de petroleiros da estatal nos últimos anos não têm causado grandes problemas para a produção de petróleo, entre outras atividades, uma vez que a Petrobras tem conseguido contornar a situação com equipes de contingência.

Os trabalhadores do Sistema Petrobras estão em estado de greve desde o dia 17 de julho, quando foram concluídas as assembleias que aprovaram o indicativo da FUP.

Na sexta-feira, a FUP e seus sindicatos se reúnem para discutir a organização e construção da greve por tempo indeterminado, segundo a organização.

Reunião termina sem acordo

A Petrobras marcou uma reunião na manhã desta quinta-feira para apresentar um novo modelo de acordo coletivo da categoria, segundo a FUP.

Os sindicalistas disseram que, segundo a companhia, a negociação deixaria de ser coletiva e passaria a ser em reuniões separadas com cada subsidiária, por meio de uma comissão com três representantes das áreas de negócios. Eles são contra essa mudança.

Em nota, a Petrobras disse que "esse modelo trará mais objetividade na condução do processo de negociação". A estatal se comprometeu a entregar sua proposta para o acordo no próximo dia 10.

(Com Reuters)