IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Médicos do INSS entram em greve; veja o que fazer se tem consulta agendada

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 11h43Atualizada em 04/09/2015 11h43

Os peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entraram em greve a partir desta sexta-feira (4). Eles pedem reajuste salarial de 27,5% e abertura de concurso para a contratação de mais servidores, entre outras reivindicações.

Quem tem horário agendado em uma agência da Previdência deve ligar para o telefone 135 para saber como está o atendimento na unidade, recomenda o INSS.

Quem não for atendido por causa da greve terá a data remarcada e poderá confirmar a nova data no mesmo telefone, 135, segundo o INSS.

O INSS diz que vai considerar a data do agendamento original como data de entrada do requerimento para evitar prejuízos para a população.

Sindicato diz que 70% dos peritos estão parados

Cerca de 70% dos 4.500 peritos estão parados, segundo Luis Argolo, diretor da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social.

Ele afirma que pelo menos 30% das gerências das agências vão continuar trabalhando, priorizando o atendimento para quem precisa mais, como idosos.

Outros servidores do INSS em greve há dois meses

Os demais servidores do INSS estão em greve há quase dois meses. O último balanço da greve foi divulgado pelo Ministério da Previdência no dia 12 de agosto e indicava que 21% dos servidores estavam parados, com 72% das agências afetadas. Desde então, o Ministério parou de divulgar balanços.

No dia 14 de agosto, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que 60% dos servidores deveriam continuar trabalhando.

A negociação está sendo conduzida pelo Ministério do Planejamento. A última proposta do governo foi de reajuste salarial de 21,3% nos próximos quatro anos, de acordo com o ministério. Ela foi rejeitada pela categoria, que quer o reajuste em dois anos.