IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancários criticam proposta de reajuste de 5,5% e ameaçam entrar em greve

Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo
Imagem: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 13h20Atualizada em 25/09/2015 13h32

A federação dos bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta de 5,5% de reajuste para salários e vales, além de abono de R$ 2.500. A negociação aconteceu nesta sexta-feira (25).

O sindicato criticou a oferta, dizendo que não repõe a inflação e que representaria perdas de 4% para os trabalhadores do setor. 

O Comando informou que vai indicar a rejeição da proposta nas assembleias de todo o país, previstas para o dia 1º, e que os bancários podem entrar em greve a partir de 6 de outubro. O sindicato pressiona para que os bancos ofereçam outra proposta antes do dia 1º.

Procurada pelo UOL, a Fenaban não respondeu até a publicação desta reportagem.

“Esse foi o pior índice oferecido pelos bancos desde 2004. Perda real não é condizente com os resultados dos bancos, que tiveram lucro líquido de R$ 36,3 bilhões nos últimos seis meses", disse Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

"As instituições financeiras estão colocando a categoria em greve de forma irresponsável, ao mesmo tempo que cobram juros de mais de 400% no cartão de crédito, prejudicando toda a população."

Nos últimos 11 anos, houve greve de bancários.