IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não mande embora pelo telefone, como fez Dilma; 7 dicas para saber demitir

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 06h00

Em tempos de crise econômica, sobram cortes de empregos nas empresas. Comunicar a demissão ao funcionário cabe aos chefes ou profissionais de RH, que nem sempre tomam os cuidados necessários nessa hora difícil.

Na última terça-feira (13), um funcionário da rede social Twitter afirmou que não conseguiu acessar seu e-mail corporativo, e assim ficou sabendo que estava entre os cortes da empresa. No final do mês passado, o então ministro da Saúde, Arthur Chioro, soube que estava fora do cargo por um telefonema da presidente Dilma Rousseff.

Essas práticas são desaconselhadas por especialistas. Um dos pontos básicos é que o aviso da demissão deve ser feito cara a cara.

Lucia Costa, diretora de transição de carreira da Stato, consultoria de gestão de carreiras, lista sete orientações para conduzir a demissão de maneira ética e correta, preservando o profissional e a empresa.

1 - Assuma a responsabilidade

carreira - seja objetivo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Elabore um discurso racional da razão da demissão e não fuja da responsabilidade. Frases como "eu não queria, mas cumpro ordens" ou "fui voto vencido" mostram fraqueza do líder e expõem a companhia. Contextualize a situação, comunique o desligamento e diga que a escolha foi sua (ou também foi sua).

2 - Evite discussões

carreira - evite discussões - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Caso o profissional não aceite a demissão, não discuta, fique calmo e repita o discurso da razão do desligamento. Ouça o funcionário com compreensão, aceite seus sentimentos, responda com atenção suas indagações, mas comunique a demissão.

3 - Seja objetivo

carreira - seja objetivo correto - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Justifique racionalmente a demissão, mas não é o momento para analisar resultados ou dar feedbacks de desempenho e comportamentais. O discurso deve ser objetivo, claro. Não prolongue a conversa e torne a situação mais difícil do que já é para o profissional.

Trata-se de um comunicado. É preciso frieza para não cair nessa armadilha.

O feedback precisa ser uma prática constante entre patrão e empregado. Assim, quando chega o momento da demissão, o profissional já deve ter percebido seu cenário na empresa. A demissão por desempenho não deve ser uma surpresa.

4 - Não diga que lamenta

carreira - não diga que lamenta - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Não diga que lamenta a demissão ou que sabe como ele se sente. Esse é um momento duro e isso só alimenta sentimentos negativos.

5 - Tenha uma testemunha

carreira - testemunha - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Cada empresa tem uma cultura, mas é recomendável que um desligamento seja realizado individualmente, com ao menos uma testemunha, do RH.

6 - Demita no começo da semana e de manhã

Carreira - demita de manhã - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É desejável que o desligamento ocorra em um começo de semana, no período da manhã. Jamais próximo ou em uma data comemorativa

7 - Indique para outro trabalho só depois da demissão

Carreira - indicação - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Se você pode e quer indicar esse profissional para outro trabalho, faça isso.

Mas não diga isso no momento da demissão. Fica parecendo pena. Aguarde uma oportunidade posterior.