IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Internautas relatam problemas para emitir guia dos domésticos de novembro

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 12h13

Internautas disseram que têm dificuldades na manhã desta terça-feira (1º) para conseguir acessar o eSocial (http://zip.net/byqFn7, link encurtado e seguro), site para o pagamento de encargos trabalhistas de empregados domésticos, como o INSS e FGTS. As principais reclamações são de lentidão e quedas no sistema.

A Receita Federal nega problemas e afirma que o sistema funciona normalmente. O órgão diz que até as 10h desta terça-feira, mais de 175 mil patrões emitiram guias do Simples Doméstico de novembro, número que corresponde a 14% do total de guias emitidas em outubro. 

A Receita liberou nesta terça-feira a função para que os patrões possam emitir a guia de pagamento sobre o mês de novembro. Nela, está incluído o valor dos tributos sobre a primeira parcela do 13º, que deveria ter sido paga até segunda-feira (30). Veja como fazer o cadastro clicando aqui.

O pagamento deve ser feito até a próxima segunda-feira (7). Se atrasar, a multa é de 0,33% ao dia. 

No mês passado, primeiro em que o pagamento passou a ser feito pelo novo sistema, o eSocial apresentou muitos problemas e patrões tiveram dificuldades para emitir as guias. Por causa disso, o governo adiou o prazo de pagamento da guia de outubro, de 6 para 30 de novembro.