Bolsas

Câmbio

Colegas o deixam na mão em projetos? Veja 3 dicas para trabalhos em grupo

Do UOL, em São Paulo

  • iStockphoto

No trabalho, faculdade ou escola, projetos em grupo podem dar muita dor de cabeça. Nem todos costumam ter o mesmo comprometimento em alcançar o resultado, e falhas na comunicação podem fazer com que atividades importantes sejam esquecidas ou mal feitas.

O site The List Producer (http://zip.net/bwsNQf, link encurtado e seguro) dá três dicas para evitar esses problemas.

1 - Defina as tarefas

Getty Images

Reuniões sobre projetos podem ser longas e cansativas, e os colegas podem sair delas sem ter muito claro o que foi decidido.

Para evitar confusões, faça uma lista com as tarefas que devem ser feitas e quem ficou encarregado de cada uma. Repasse essa lista para os demais ao final da reunião.

O Asana é um aplicativo gratuito de celular recomendado pelo The List Producer. Ele permite listar e organizar tarefas em grupo, para que todos possam acompanhar o progresso de um projeto. Ele tem versões para Iphone (http://zip.net/btsPTw) e Android (http://zip.net/brsPjm).

2 - Acompanhe

Thinkstock

Se você está contando com um colega para fazer algo importante, como ligar para um cliente, acompanhe o progresso da tarefa, lembrando-o, se necessário.

O site recomenda o aplicativo Boomerang (http://zip.net/blsND9), para Gmail, que permite agendar e-mails para serem enviados no futuro. É possível programar uma mensagem para o colega, que será enviada horas ou dias depois.

3 - Mande convites

Getty Images

É possível criar convites para reuniões ou atividades usando serviços de e-mail, como o Outlook, da Microsoft, ou o Gmail, do Google, por exemplo.

Mandar um convite ou atualização de evento para alguém uma semana antes do prazo final é uma forma sutil de lembrar os colegas sobre algo importante que está por vir, e que não pode ser esquecido.

Dar feedback é como fazer um sanduíche; entenda

  •  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos