IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quem vai prestar concurso público pode parar de estudar no Carnaval?

Rodrigo Paiva/UOL
Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/02/2016 06h00

Chegou o Carnaval, mas você está estudando para um concurso público. O que fazer: enfiar-se nos livros, esquecer tudo e cair na folia ou mesclar brincadeira e estudo? Segundo especialistas consultados pelo UOL, a resposta para essa pergunta varia de acordo com três situações:

Concurseiro que trabalha: Quem não largou o trabalho para se dedicar à preparação tem menos horas para estudar durante a semana.

Se você está nessa situação, a recomendação não é muito agradável: "Infelizmente, quem trabalha e tem pouco tempo de estudo, não tem Carnaval. É a oportunidade para rever assuntos e estudar com qualidade", afirma Edgar Abreu, professor da Casa do Concurseiro, empresa do UOL Educação que oferece cursos online.

Concurseiro com prova à vista: Quem está se dedicando aos estudos em tempo integral e o edital para o concurso sonhado já saiu, ou está para sair, deve dosar a folia. "Ele pode dar uma pequena aliviada", diz Mariana Cassel, sócia da VP Concursos, que dá consultoria a concurseiros.

Curtir ou descansar, fazendo o que gosta no tempo livre, é importante recarregar as baterias, mas sem esquecer completamente dos estudos. A sugestão dos especialistas é balancear. Por exemplo: estude menos horas por dia ou reserve um dia inteiro para curtir o Carnaval, mantendo o ritmo de preparação nos demais.

Concurseiro sem prova marcada: Quem está apenas estudando, mas ainda não tem previsão de quando o concurso desejado vai aparecer, tem mais liberdade para curtir o tempo livre.

"É até aconselhável que saia um pouco da rotina", afirma Edgar Abreu. "É muito mais cansativo estudar para algo que não tem data. Precisa de mais motivação para não desistir." Nesse caso, o Carnaval pode ser uma boa oportunidade para isso.

Os especialistas dão dicas para concurseiros aproveitarem o Carnaval:

1 - Foco contra tentações

carreira - foco - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Não há fórmula mágica para resistir às tentações. É necessário foco. "As situações vão acontecer de novo. Vai ter Carnaval, aniversário, Réveillon no ano que vem. Sei que é chato adiar, mas é chato também não passar [no concurso]", diz Mariana Cassel.

2 - Não faça nada com culpa

Carreira - culpa - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Não caia na gandaia pensando que deveria estar estudando, nem estude sonhando com a folia. Se fizer isso, não vai aproveitar direito nem um nem outro, diz Edgar Abreu.

3 - Evite excessos

carreira - ressaca - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Lembre que o álcool e o cansaço em excesso afetam o rendimento nos estudos. Você não vai querer enfiar a cabeça nos livros, se ela estiver latejando de ressaca.

4 - Não estique o Carnaval

carreira - dias - Júlio César Guimarães/UOL - Júlio César Guimarães/UOL
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Alguns aproveitam a quarta-feira de cinzas para curtir, outros não. Fica a critério de cada um. Mas Mariana Cassel fala para evitar a tentação do Carnaval prolongado: aquela folia que começa dias antes do feriado e termina no outro domingo.

Concursos públicos devem oferecer número inferior de vagas em 2016

Band Notí­cias