Bolsas

Câmbio

Um ano após nova regra de aposentadoria, ainda tem dúvida?

Do UOl, em São Paulo

  • Getty Images

CORREÇÃO:  A versão original desta reportagem continha uma calculadora de aposentadoria que estava apresentando resultados errados em várias situações de idade e tempo de contribuição. O UOL está trabalhando em sua correção e voltará a exibi-la assim que estiver funcionando corretamente.

A regra 85/95 da aposentadoria entrou em vigor, primeiro como uma medida provisória, em junho de 2015. Em julho do ano passado, o INSS começou a conceder as aposentadorias segundo essa regra. 

Depois de um ano, milhares de pessoas se aposentaram com ela e conseguiram fugir do fator previdenciário --cálculo que pode reduzir o valor recebido.

Importante: questões que afetam o cálculo

Quem consegue cumprir os requisitos para a regra 85/95, recebe a aposentadoria integral. Esses valores (85/95) valem até 2018 e depois irão aumentar, até 2027, quando chegarão a 90/100. Saiba mais clicando aqui.

Pelo fator previdenciário, é possível se aposentar mais jovem (com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens), porém ganhando menos. Saiba mais clicando aqui.

Outras aposentadorias

Além dessas duas fórmulas, outra regra comum de aposentadoria no Brasil é a por idade. Para se aposentar por ela, é necessário ter 60 anos (no caso de mulheres) ou 65 anos (no caso de homens), além de ter contribuído com o INSS por pelo menos 15 anos.

Ainda existem outras formas possíveis de aposentadorias. Para entender todas, veja abaixo os especiais que o UOL preparou sobre o assunto:

Brasileiros pensam em ter o próprio negócio após aposentadoria

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos