IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

No 2º trimestre, 22,7 milhões queriam emprego ou trabalhar mais, diz IBGE

Do UOL, em São Paulo

13/10/2016 12h49Atualizada em 13/10/2016 12h54

No segundo trimestre, cerca de 22,7 milhões de brasileiros não tinham emprego ou queriam trabalhar mais horas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso representa 13,6% do total de pessoas com 14 anos ou mais, ou seja, em idade de trabalhar.

Nesse grupo, havia pessoas em três situações:

1) desempregados: são as pessoas que não têm trabalho e procuraram algum nos 30 dias anteriores à pesquisa do IBGE; nesse grupo estavam 11,6 milhões de pessoas (esse dado havia sido divulgado em julho pelo IBGE);

2) subocupados por insuficiência de horas trabalhada: são as pessoas que têm emprego, mas trabalham menos de 40 horas por semana e dizem que poderiam ou gostariam de trabalhar mais; eram 4,8 milhões de trabalhadores nessa condição;

3) força de trabalho potencial: são as pessoas que não têm trabalho e chegaram a procurar emprego, mas não estavam disponíveis para trabalhar (porque estavam estudando ou com um problema de saúde, por exemplo), além daquelas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa; eram 6,2 milhões de pessoas nessa situação.

O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (13) e faz parte de um novo conjunto de indicadores da Pnad Contínua, pesquisa que informa regularmente dados sobre emprego no Brasil.

Os novos indicadores foram adotados pelo IBGE para enriquecer as análises sobre o mercado de trabalho e seguir as recomendações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esses dados serão divulgados trimestralmente.