IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer continuar empregado daqui a 10 anos? Veja 5 atitudes que você deve ter

Getty Image
Imagem: Getty Image

Do UOL, em São Paulo

07/05/2017 04h00

Quem poderia imaginar, dez anos atrás, que os smartphones e seus aplicativos se tornariam parte fundamental de nossa vida e mudariam a forma como trabalhamos hoje? Como saber o que pode mudar até 2027?

Um artigo publicado no site da revista "Fast Company" afirma que, para se manter no mercado de trabalho, é preciso evoluir, estar preparado e saber se adaptar a novos cenários --sejam eles quais forem. 

Como, então, estar preparado para se adaptar a mudanças ainda desconhecidas e não correr o risco de ficar estagnado ou mesmo perder o emprego? O texto lista cinco atitudes que os profissionais devem adotar. Confira.

1. Preste atenção a tudo o que está a sua volta

O primeiro passo para conseguir se adaptar às mudanças é buscar informações sobre o mercado no qual você atua, tentando antecipar tendências e novidades. Mais do que isso, o artigo também fala para estar atento ao que acontece em outros ramos de atuação. O conhecimento de outras áreas pode trazer novas ideias para serem aplicadas ao seu departamento na empresa, por exemplo.

2. Faça uma autoavaliação duas vezes por ano

Assim como você vai ao médico para fazer um check-up ou agenda revisões no seu carro, é preciso fazer uma autoavaliação de sua carreira e de suas competências. O ideal, de acordo com o texto, é fazê-la duas vezes por ano. Com isso, é mais fácil descobrir se está na hora de investir em um curso para aprimorar determinada habilidade.

3. Corra atrás de aprender mais

Não culpe a empresa se ela não lhe dá oportunidade. É sua responsabilidade aprender novas habilidades e se desenvolver profissionalmente. Se você acha que não está aprendendo mais nada, tente trabalhar em conjunto com outras equipes ou em áreas diferentes, compartilhe suas metas com seus superiores e busque novas oportunidades em seu trabalho.

4. Documente seu desenvolvimento

Tome nota de cada aula, palestra ou qualquer oportunidade de desenvolvimento da qual você participar. O artigo recomenda, ainda, criar um blog ou outro canal, com vídeos ou podcasts, para compartilhar o que aprendeu nessas ocasiões, comentar sobre a sua área de atuação, compartilhar seus pontos de vista e suas conquistas. Isso lhe dará maior visibilidade no mercado.

5. Saia da zona de conforto

Tenha cuidado para não ficar acomodado. Isso lhe dará uma falsa sensação de segurança, mas, na verdade, você pode perder o emprego a qualquer momento. Por isso, saia da zona de conforto. Não tenha medo de aprender a trabalhar com novas tecnologias. Não espere todo mundo aprender a usar determinada ferramenta antes de você. Antecipe-se.