IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja quatro razões para manter seu salário em segredo

Alex Almeida/Folha Imagem
Imagem: Alex Almeida/Folha Imagem

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

03/06/2017 04h00

Alguns funcionários têm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e acabam contando todos os detalhes profissionais, inclusive quanto ganham por mês. Mas, segundo especialistas, o salário é uma daquelas informações que é melhor guardar para si.

O UOL conversou com o consultor de carreira, coach e professor da IBE-FGV Vagner Sandoval e com Isis Borge, gerente de divisão da consultoria Robert Half, para entender os motivos para não sair contando a todos quanto você ganha. Confira quatro razões:

1) Evitar mal-estar entre os colegas de trabalho

salário revelado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pode acontecer de um colega de trabalho ter um salário menor do que o seu, e compartilhar essa informação pode acabar gerando um mal-estar entre vocês. "Isso destrói o clima organizacional e acaba criando concorrência dentro da própria empresa", diz Sandoval.

Borge afirma que as diferenças salariais existem dentro da empresa, inclusive para quem exerce a mesma função, mas é melhor não compartilhar a informação para evitar o desconforto. “É possível que um profissional no mesmo cargo receba um salário diferente. Isso depende do tempo de casa, metas que cada um alcançou, histórico na empresa e mérito, por exemplo. O salário é muito confidencial."

2) Não ficar desmotivado

triste no trabalho - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

O contrário também pode acontecer e você descobrir que o seu colega ganha mais. "Fica aquele clima ruim. Quando o profissional se revolta, ele fica contra a própria carreira. Em vez de produzir, ele vai puxar o freio e não vai se envolver com os projetos como queria. Tem coisa que é melhor não saber”, diz o professor. 

Para ele, o funcionário deve analisar quanto as outras empresas estão pagando. “O profissional não deve se comparar com o colega do lado. Ele deve se comparar com o quanto o mercado está pagando", diz.

3) Por questões de segurança

ladrão abre porta, roubo, bandido, assalto - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Antes de sair mostrando o holerite para todo mundo, o profissional deve lembrar que sua segurança também está em jogo.

Ele pode acreditar que seu salário não é alto, mas outras pessoas podem considerar que sim. "Se a informação do salário vazar, ela pode ficar no conhecimento de pessoas impróprias", diz Sandoval.

4) Não ter conflito com familiares

Emprego; discussão; trabalho; carreira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é só no ambiente de trabalho que o salário deve ser mantido em segredo. Os especialistas também aconselham a não comentar sobre quanto recebe no final do mês para amigos e familiares. "Acredito que no máximo o marido ou a mulher", afirma o professor. Para ele, a exposição de quanto recebe pode trazer conflitos familiares.

Borge concorda. “Um familiar pode pedir empréstimo e gerar um desconforto. É melhor se precaver e não falar nada”, diz ela.