IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procurando emprego? Evite os 10 erros mais comuns ao fazer o seu currículo

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

26/06/2017 04h00

Quem está procurando emprego já sabe que o currículo precisa estar preparado para ser enviado assim que a vaga surgir. Porém, alguns candidatos esquecem que um currículo malfeito pode eliminar as chances de conseguir um novo emprego.

Para ajudar quem vai preparar ou atualizar o currículo, o UOL conversou com a professora e especialista em gestão de pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie Miriam Rodrigues e listou os 10 erros mais frequentes na hora de formular esse documento. Confira o que não fazer:

1) Escrever currículos longos

"O candidato consegue colocar as informações importantes e necessárias em duas páginas. A ideia de fazer algo muito longo e com bastante conteúdo não é válida para um currículo", afirma a professora. A recomendação é ser claro e objetivo.

2) Cometer erros de português

Quando o selecionador identifica erros de português, o candidato já fica em desvantagem. A dica é fazer o currículo com calma e atenção. Se possível, o profissional pode pedir para alguém próximo fazer uma revisão.

3) Mentir nas qualificações

Mentir sobre a fluência em um idioma ou a escolaridade pode sair caro para o candidato. "O idioma pode ser checado em uma entrevista. A escolaridade também é fácil de ser confirmada. Inverdades podem fazer ele perder a vaga ou ter a imagem comprometida", afirma Rodrigues. Ela diz que os processos seletivos servem justamente para confirmar as informações prestadas.

4) Deixar de informar a área de atuação ou função

Há candidatos que não descrevem a área de atuação ou a função que querem exercer. Segundo a especialista, os recrutadores recebem centenas de currículos e, por isso, essas informações devem estar claras e logo no início do documento. "A falta dessas informações pode deixar de conduzir o candidato para a próxima etapa do processo."

5) Omitir ou esquecer dados básicos

O candidato não pode esquecer de colocar dados básicos no currículo como um e-mail ou telefone para contato. Ele também não deve omitir informações, como idade ou o bairro onde mora, por supor que será descartado da seleção. Outra atenção que o profissional precisa ter é com os dados em excesso. Segundo a especialista, o número do RG, do CPF e a quantidade de filhos devem ser informados apenas quando forem solicitados.

6) Usar cores e desenhos para se destacar

O candidato deve dispensar cores e desenhos no currículo. "É natural que as pessoas queiram se destacar, mas se você não conhece quem vai receber seu currículo, é melhor ir para o básico."

7) Escolher a foto da balada ou da praia

A recomendação é colocar foto no currículo apenas quando for solicitado. "Se precisar usar uma foto, que ela transmita uma imagem profissional. Não use foto na balada, na manifestação ou na praia. Elas podem ser bonitas, mas não estão relacionadas ao ambiente profissional."

8) Criar um e-mail com apelido ou nome de time

Evite colocar diminutivos, apelidos e nomes de times de futebol no e-mail profissional. "É preciso que seja um e-mail apropriado. Não coloque gatinha, fofinha ou Timão, por exemplo. Eles podem ser usados no pessoal, com os amigos. Se for um e-mail para usar no currículo, prefira o nome ou abreviaturas."

9) Informar a pretensão salarial

Rodrigues afirma que o salário deve ser tratado durante a entrevista. "Às vezes, infelizmente, o candidato coloca um salário muito acima ou muito abaixo. Isso pode fazer com que ele não chegue à próxima etapa. É melhor especificar o salário só quando solicitado. Caso contrário, minha recomendação é deixar para tratar isso na entrevista."

10) Deixar períodos sem descrição

"Há candidatos que não colocam que ficaram só quatro meses naquela empresa, pois acreditam que isso pode ser prejudicial. É um mito. Existem várias explicações para a pessoa ficar menos tempo do que queria em uma empresa. É melhor colocar a informação, mesmo que o trabalho tenha sido temporário ou rápido", diz Rodrigues.