IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

14 coisas que pessoas bem-sucedidas costumam fazer antes e durante feriados

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

08/09/2017 15h16

Você passou a semana esperando o feriado chegar e mal conseguiu trabalhar direito? Pode não ser uma boa para sua carreira. O site americano "Business Insider" ouviu os especialistas em carreira Michael Kerr e Lynn Taylor, e listou 14 coisas que pessoas bem-sucedidas costumam fazer antes de um feriado e durante o período de folga.

1. Planejar com antecedência

Muitas pessoas bem-sucedidas planejam com bastante antecedência o que farão no feriado prolongado (fazem reservas, agendam atividades com os filhos etc.) para não cair na tentação de trabalhar, diz Kerr. "São estratégicos o bastante para ter um plano de ação para o feriado, mas flexíveis o suficiente para lidar com questões urgentes de trabalho que possam aparecer", diz Taylor.

2. Preparar-se no trabalho

Antes de sair para o feriadão, eles fazem uma série de coisas, como despedir-se dos colegas, limpar o local de trabalho, terminar tarefas urgentes e criar um plano de ação para quando voltar ao escritório. Assim, segundo Kerr, ficam "psicologicamente livres para relaxar e curtir".

3. Determinar regras sobre uso de e-mail e celular

Checar e responder e-mails ou atender o celular durante a folga? Profissionais bem-sucedidos estabelecem regras sobre o uso das tecnologias para eles e para aqueles com quem trabalham, deixando claro se e quando devem responder durante a folga. "Isso mostra aos funcionários como é importante para todos tirarem uma folga, e que todo trabalho pode esperar", diz Kerr.

4. Ficar sem fazer nada

Apesar de planejar atividades para o feriado, também é importante incluir tempo para não fazer nada, diz Taylor. "A semana de trabalho é cheia de prazos e reuniões, então as pessoas bem-sucedidas gostam de ter um tempo livre de horários e compromissos."

5. Curtir a família e amigos

Durante a semana, muitas vezes é difícil encontrar tempo para aproveitar de verdade aquelas pessoas com quem você se importa. O feriado é uma boa oportunidade, diz Taylor.

6. Fazer trabalhos voluntários

Muitas pessoas bem-sucedidas têm grande satisfação em aproveitar o tempo livre para apoiar causas ou ajudar entidades beneficentes.

7. Ficar em casa ou fazer viagens curtas

Alguns profissionais de sucesso aproveitam o feriado para curtir o quintal de casa ou condomínio, ou viajam para algum lugar a uma ou duas horas de distância apenas. Isso evita, por exemplo, acabar o feriado cansado por causa de uma longa viagem.

8. Aproveitar o ar fresco

Um fim de semana "longo" é um bom momento para sair de casa e respirar um pouco de ar fresco, especialmente após ficar a maior parte do seu tempo fechado entre quatro paredes, diz Taylor.

9. Fazer exercício

Profissionais de sucesso também costumam ter consciência de como é importante fazer exercício, tanto para a saúde física quanto mental.

10. Aproveitar seu hobby

Um feriadão é um bom momento para relaxar com seu hobby ou passatempo preferido, seja fazendo compras, lendo, encontrando os amigos, diz Taylor. Faça as coisas que fazem você feliz, aquelas para as quais você nem sempre tem tempo para fazer.

11. Não pensar sobre trabalho

Pode parecer difícil, mas é importante não se preocupar com aquela apresentação importante, ou um trabalho que deixou de ser entregue dentro do prazo. O desafio é aproveitar aquilo que estiver fazendo naquele exato momento.

12. Recarregar as energias

Todos precisamos de descansar e recarregar nossas baterias de vez em quando, e os feriados são uma boa oportunidade para isso. Pessoas bem-sucedidas fazem planos e se mantêm ativas, mas também aproveitam para repor o sono ou descansar.

13. Trocar o dia de folga

Uma opção é trocar o dia de folga, e ir trabalhar durante o feriado, quando o escritório estará vazio e será possível fazer suas atividades sem distrações, afirma Kerr. "Se você tem o privilégio de poder fazer isso, pode ser uma vantagem dupla."

14. Pensar na volta

Na última noite de descanso antes de voltar à labuta, profissionais de sucesso pensam sobre a semana que virá e os principais objetivos a serem cumpridos, diz Taylor. Mas, claro, sem se estressar antecipadamente.

Especialista dá dicas sobre o que vestir ou não no trabalho

UOL Notícias