IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer virar chefe? Estes 7 sinais mostram se você já é um líder natural

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

09/09/2017 04h00

Tomar decisões, não dar satisfação e gerenciar pessoas. Ser chefe pode ser o objetivo que muitos profissionais querem atingir em determinado momento da carreira. Mas será que você já dá sinais de que será bom no comando?

Segundo o coordenador do master em liderança e gestão de pessoas da FGV (Fundação Getulio Vargas), João Baptista Brandão, há diferenças entre chefe e líder. “O chefe tem o poder do cargo. É algo que vem de cima para baixo. Ou seja, ele foi colocado lá. O líder é percebido como tal, e o poder dele é atribuído de baixo para cima. Posso ser chefe, mas não necessariamente sou líder. Posso ser percebido como líder, mesmo sem ter recebido o cargo de chefe."

Ele afirma que, se o profissional conseguir ser chefe e tiver características de liderança, há mais chances de se dar bem. "Se juntar os dois, ele será um gestor poderosíssimo”, diz.

O UOL listou sete sinais que mostram quem pode se tornar um bom chefe e líder no futuro:

1) Sabe trabalhar em grupo

Reunião, escritório, funcionários - iStock - iStock
Imagem: iStock

Para a diretora de marketing e RH do ManpowerGroup, Márcia Almström, trabalhar bem em grupo pode ser um sinal de que o profissional terá sucesso como chefe. “Quem tem facilidade de interação com a equipe e consegue criar um consenso pode se dar bem. São pessoas que têm capacidade de influenciar o grupo e levá-lo para uma direção.”

2) Resolve desafios

Emprego; trabalho; carreira; chefe; reunião - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Bons chefes e líderes buscam resolver os desafios da empresa em vez de criticá-la. “É na dificuldade que você percebe mais claramente as características de um bom chefe. Ele lida bem com desafios e vai além das barreiras. São pessoas que têm essa prontidão”, diz Márcia Almström.

3) É visto como orientador

entrevista de emprego - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se as pessoas procuram o profissional para pedir uma orientação, pode ser um sinal de que ele se sairá bem na chefia. “São profissionais que quando há algum problema os funcionários falam: ‘que bom que você chegou’. Ele traz um ânimo maior e é percebido como alguém que resolve, discute e tem capacidade de colocar a mão na massa”, afirma Brandão. 

4) Percebe quando algo não vai bem

choro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aqueles que conseguem observar se algo não vai bem com algum colega de trabalho podem ter uma das características de um bom chefe. “São pessoas que percebem o outro, sabem que ele está triste e perguntam o que aconteceu e como podem ajudar. Tudo isso de forma genuína”, diz Brandão.

5) Sabe ouvir

escritório - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

“Uma das mais importantes características de um bom gestor é saber ouvir”, diz Brandão. Para ele, o fato de um funcionário prestar atenção no que o outro tem para falar é um sinal de respeito. "Não é ouvir simplesmente. É ouvir para que a pessoa se sinta aceita e prestar atenção para demonstrar que está disponível para o outro."

6) Colocar-se no lugar do colega

escritório - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pessoas que sabem se colocar no lugar do colega de trabalho para entender as dificuldades pelas quais ele passa no trabalho podem mostrar sinais de que serão bons chefes. "É a empatia. Ela tem relação com pessoas que se colocam na posição do outro", afirma Márcia Almström..

7) Tem ambição na quantidade certa

carreira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ter ambição na medida certa pode ser um bom sinal. “O líder também tem ambição. Faz parte dessa trajetória de carreira de querer atingir um objetivo. Mas é uma ambição mais genuína, que visa a ampliação de seu escopo, ter mais responsabilidade e ter um papel mais expressivo”, diz Márcia Almström.