IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresa eleita melhor para trabalhar tem horário flex e palestra com almoço

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 17h27

Uma pesquisa do site Love Mondays elegeu a consultoria de tecnologia ThoughtWorks como a empresa de grande porte mais amada por seus funcionários. Afinal, o que a companhia oferece a seus profissionais?

Alguns dos benefícios são horário flexível, licença-maternidade de seis meses, sala com videogame e espaço para tocar instrumentos musicais, palestras com almoço e até treinamento na Índia (leia mais abaixo).

A ThoughtWorks foi criada nos EUA e está no Brasil desde 2010. A empresa cria produtos e serviços de tecnologia para outras empresas --por exemplo, sites, aplicativos e sistemas. Atualmente tem cerca de 540 funcionários e quatro escritórios: em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Leia também:

Veja abaixo alguns benefícios oferecidos:

  • Flexibilidade de horário: Os escritórios funcionam das 10h às 19h, mas o funcionário tem flexibilidade para chegar um pouco mais tarde em um dia ou sair mais cedo em outro.
  • Licença estendida: A licença-maternidade é de seis meses e a paternidade, de 20 dias.
  • Espaços para relaxar: A empresa oferece sala com videogame e espaço para tocar instrumentos musicais. Também há uma biblioteca.
  • Espaço aberto: As áreas não são divididas por salas. "É um ambiente aberto. O pessoal do administrativo fica com o pessoal de projetos, por exemplo. Não há salas nem baias", ​diz Andrea Aranda, diretora de suporte às pessoas e mobilidade.
  • Hora do lanche: Nos quatro escritórios acontece o "snack time" (hora do lanche). "É um momento de confraternização e interação. Um colega pode aproveitar esse tempo para contar suas experiências", diz Andrea.
  • Palestra com almoço: Os funcionários também organizam o "lunch and learn" (almoce e aprenda), em que uma pessoa é convidada para falar sobre algum tema --como inclusão social ou justiça de gênero, por exemplo. A comida é toda por conta da empresa.
  • Cursos e treinamento na Índia: A empresa oferece cursos de inglês, espanhol, francês, libras e português para estrangeiros. Para funcionários recém-graduados ou com pouca experiência em projetos de desenvolvimento de software, há um treinamento de cinco semanas na Índia (metade das vagas são para mulheres). 
  • Grupos de discussão e mentoria: A ThoughtWorks afirma que cede espaço, dentro do horário de trabalho, para a formação de grupos de discussão --por exemplo, sobre deficiência, raça ou direitos LGBTs. Oferece também mentoria para transexuais e um programa de desenvolvimento de liderança para mulheres.

Diversidade e ambiente seguro, diz funcionária

Rosângela - Divulgação - Divulgação
Rosângela: diversidade é o diferencial
Imagem: Divulgação

Rosângela Mendes, 26, é analista de qualidade e trabalha no escritório da ThoughtWorks em Recife há um ano. Para ela, o que fez a empresa ser eleita a melhor por seus funcionários foi a diversidade. "O que me chamou a atenção na empresa foi a diversidade e o ambiente seguro. Além da tecnologia, a empresa também está preocupada com o social." 

Segundo ela, isso traz vantagens também para os clientes. "Não adianta ter uma equipe homogênea, porque ninguém vai pensar diferente. A gente acredita que está fazendo a coisa certa no lado social e também em agregar valores para os clientes."

Andrea Aranda, diretora de suporte às pessoas e mobilidade, também destaca o clima no ambiente de trabalho. "É um ambiente de trabalho colaborativo e com muito respeito. Todos são responsáveis pelas tomadas de decisões. É um ambiente seguro para falar o que se pensa. Toda opinião é levada em consideração."