IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trabalha de casa? Confira dez dicas para melhorar sua produtividade

Vinicius Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/07/2018 04h00

Por necessidade ou opção, muitos profissionais trabalham de casa. Enquanto o mundo discute se o home office é vantajoso ou não, por aqui o contratempo ainda é outro.

Quem já tentou cumprir uma tarefa em casa sabe como é complicado. A procrastinação é tentadora. Sem estar em uma ambiente profissional, as distrações são muitas: filhos, esposa (o), cama, geladeira, sofá ou o celular que está sempre à mão. A lista de complicadores é extensa.

O UOL consultou Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, para listar dez maneiras de melhorar o rendimento do trabalho feito em casa.

"Cada vez que mudamos de uma tarefa para outra, perdemos de sete a 14 minutos para nos concentrarmos novamente", disse Tathiane. Confira as dicas.

1) Faça um grande acordo de convivência

Se o trabalhador morar sozinho, obter certa tranquilidade é mais fácil. Agora, se a casa tem mais gente, o profissional deve fazer um acordo de convivência para que, em determinados períodos, não haja interrupções. Por isso é importante que os demais integrantes da casa tenham bem definidas as horas de labuta e de diversão, para que não atrapalhem quem precisa se concentrar no trabalho.

2) Coloque roupa adequada

Longe de ser um "dress code" ou uma regra de etiqueta, mas o trabalhador deve colocar uma roupa apropriada ao trabalho. Muitos, em casa, optam por ficar de pijamas o dia todo. O problema é que, dessa forma, o profissional não manda um comando para o cérebro de que está na hora do trabalho. Por isso a necessidade de se arrumar como fosse sair para visitar clientes, por exemplo.

3) Utilize os "baldes de tarefas"

Para não haver tanta distração entre as tarefas, o trabalhador pode dividir o tempo como se ele coubesse em "baldes". Dentro desses recipientes, coloque tarefas similares em cada um deles.

Por exemplo: se precisa fazer algo na rua, coloque todos os compromissos externos nesse recorte de tempo e faça tudo de uma vez. O mesmo vale para um relatório, por exemplo: faça todas as tarefas semelhantes perto uma das outras e passe para o próximo balde. Dessa forma, a concentração irá melhorar, e o tempo será otimizado.

4) Amor e dor

Outra forma de aumentar a produtividade é baseada em um sistema de recompensas e penalidades. O profissional pode criar maneiras para parar de procrastinar (já que não há chefe cobrando a toda hora).

Assim, ele pode se dar ao luxo de, após cumprir uma tarefa, comer um bombom ou assistir a uma série na internet. Já, se não cumprir, deve depositar um dinheiro para algum amigo, por exemplo. Isso aumenta as probabilidades de cumprimento do prazo.

5) Sem notificações ou muitas abas

As redes sociais são grandes vilãs para a concentração no trabalho. Uma dica para fugir desse perigo é desligar todas as notificações do celular e do computador. Assim, o profissional não ficará sempre parando para ver quem o está chamando. Outra dica é trabalhar com poucas abas abertas nos navegadores de internet para que a tentação não seja tão forte.

6) O celular deve ficar longe (ou escondido)

Para se obter foco, o essencial é deixar o celular longe da mesa de trabalho. Coloque um volume que, caso o aparelho toque, possa atender. De resto, quanto menos celular, menos distração e mais trabalho. Agora, caso o aparelho seja fundamental no trabalho, insista na dica número cinco.

7) Tire alguns intervalos, mas tenha horário definidos

De acordo com Tathiane, todos os seres humanos precisam de alguns intervalos. "É como na academia. Você faz um exercício e descansa. No trabalho em casa, também funciona", disse ela. Uma dica é trabalhar por 30 minutos e descansar por outros cinco minutos para beber um café, por exemplo.

Além disso, ter horários definidos é importantíssimo para criar hábitos. Quanto mais ele trabalhar no mesmo horário, mais natural isso será, e controlar todas as variáveis será mais fácil.

8) Organize o local de trabalho

É importante que o profissional organize o ambiente de trabalho. Seja no quarto, cozinha ou escritório, quando começar a trabalhar, ele deve estar com tudo o que possa precisar em mãos. Dessa forma, não precisará parar (e demorar outros 14 minutos para voltar a se concentrar) a cada vez que necessitar de algo.

9) Aprenda exercícios que ajudam na concentração

Exercícios de respiração e mentalização auxiliam na concentração. Um exercício simples e muito eficaz é a regra dos quatro: inspire por quatro segundos, segure o ar com o peito cheio por outros quatro segundos, expire por quatro segundos também e, para finalizar, segure os pulmões vazios por outros quatro segundos. Qualquer prática que ajude a melhorar a concentração é válida.

10) Em último caso, procure um coworking ou café

Se nada disso funcionar, a última instância é alugar um espaço de coworking, onde diversos profissionais trabalham, ou ir para um café ou praça pública. Talvez com diversas pessoas e menos distrações comuns (cama, geladeira etc.) o trabalhador se sinta mais confortável para desempenhar suas funções.

Especialista dá dicas sobre o que vestir ou não no trabalho

UOL Notícias