IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

9 estratégias para vencer os concorrentes e conseguir um emprego

Getty Images/iStockphot/venimo
Imagem: Getty Images/iStockphot/venimo

Inês Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2018 04h00

Se você está desempregado, não adianta só mandar currículo e ficar torcendo para ser selecionado. Tem que se mexer. "Procurar emprego é como se dedicar a um projeto em que se determinam tempo, metas e passo a passo", disse a sócia-diretora da Cia de Talentos, Paula Esteves.
Por mais que a tecnologia ofereça recursos, as medidas tradicionais, como o currículo e o networking, continuam em alta, segundo Lucas Oggiam, gerente sênior da Page Personnel. A forma de fazer o processo seletivo é que mudou. "Muitas empresas fazem videoconferências e testes online, por exemplo."

A pedido do UOL, quatro especialistas selecionaram as principais dicas para você aumentar as chances de ser escolhido. Veja mais abaixo.

Leia também:

Estratégia 1 - Autoconhecimento

Paula, da Cia de Talentos, sugere algumas perguntas fundamentais para fazer a si mesmo: Em que área quero atuar? Quais conhecimentos eu tenho? Quais são os meus interesses? Em que ambiente me sinto bem trabalhando? O que sinto facilidade em fazer e também dificuldade?

Pergunte a pessoas de confiança e que sejam experientes: "Para que função você me contrataria?". Paula disse ainda: "Levante seus valores, crenças, motivações, paixões. O que move você como pessoa?".

Estratégia 2 - Olhe para as vagas procurando pistas

A descrição das vagas dá o que pensar. "Ver o que estão pedindo e comparar com o que você tem a oferecer é um exercício para saber se está preparado para se candidatar àquela vaga", disse Paula.

Para a especialista em marketing digital Thayane Fernandes, do Vagas.com., ao observar o que os anúncios pedem, você também poderá perceber que muitas competências que não eram pedidas antes, hoje são. "É um jeito de ver o que mudou no mercado. Talvez você conclua que não está aderente à vaga e precisa melhorar algum aspecto."

Estratégia 3 - Estude a empresa em que quer trabalhar

É sempre bom mostrar interesse pela empresa, seja culturalmente ou pelo trabalho que desenvolve e segmento em que atua, segundo Oggiam, da Page Personnel. "É interessante que eles saibam que você tem interesse e afinidade com o que a empresa desenvolve", disse.

O melhor é não sair atirando em todas as direções. Quanto mais foco na empresa, melhor. Entre no site e entenda o negócio. "Vários deles oferecem matérias e conteúdos interessantes sobre o mercado em que atuam", afirmou Oggiam.

Estratégia 4 - Pratique o networking diariamente

Os especialistas dizem que procurar pessoas, colegas ou ex-chefes é uma prática para a vida toda, independentemente de estar empregado ou não.

Entrar nos grupos de discussão e pedir dicas, trocar informações, ficar por dentro do que está acontecendo no seu segmento profissional faz parte.

"Os grupos sempre existiram. Mas hoje eles saíram do offline e da sala de reuniões e passaram a interagir com todo mundo", disse Thayane.

É possível se relacionar com pessoas, mesmo que não as conheça. "Nesse caso, o ideal é que a apresentação seja feita por um terceiro -colega, conhecido, chefe antigo ou alguém que trabalhe em RH, e que possa fazer isso por você", disse Oggiam.

Estratégia 5 - Invista na montagem do currículo

Para Thiago Costa, gerente de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, fazer um currículo que chame a atenção do recrutador é uma das tarefas mais desafiadoras para o candidato.

"É muito importante customizar o currículo para a posição à qual deseja se candidatar, destacando as competências e os resultados que estejam alinhados para a vaga. O índice de retorno é muito maior do que um currículo genérico", disse Costa.

O gerente da Page Personnal resume as ações básicas: um currículo fácil de ler, em que conste o que fez e os resultados. "Os recrutadores e as empresas recebem muitos currículos. Terão chances quanto mais bem montados forem", afirmou.

Estratégia 6 - Deixe bem claro que está em busca de emprego

Nas suas andanças pelas redes sociais e entre as pessoas que conhece, fale abertamente que está em busca de oportunidades, que quer se recolocar. "Se não contar para as pessoas, como elas vão saber o que você quer? Se souberem, poderão oferecer trabalho, indicá-lo para uma vaga ou ficar de olho em possibilidades", disse Thayane.

Estratégia 7 - Prepare-se para a entrevista

Antes, a seleção era estritamente técnica. Hoje, também tem a ver com o quanto o profissional vai se adequar à cultura da empresa. "O recrutador quer saber do que o candidato gosta, o que faz, no que acredita, como se relaciona com o mundo", afirmou Paula, da Cia de Talentos.

Na entrevista, diga no que acredita e faça a conexão de propósitos, valores e crenças com a empresa. "Parece clichê, mas o mercado valoriza muito, pois acredita que o profissional vai dar o melhor de si e se sentirá realizado", disse Paula.

Estratégia 8 - Faça o acompanhamento de todo o processo

Em primeiro lugar, levante para quem você enviou o currículo. Nos sites de empregos, procure ver se ele foi visualizado por diversas pessoas. Se não foi, pode haver algo errado, segundo Thayane, do Vagas.com. "Ele não está otimizado e fica de fora da triagem dos recrutadores, na maioria, feita por robôs."

Faça periodicamente o controle: A quantas entrevistas foi? O que aconteceu? Qual foi o desdobramento? O que você fez muito bem e o que poderia fazer melhor ou diferente?

"Entenda por que não foi escolhido. Se tiver abertura, pergunte ao recrutador o que o fez escolher outro candidato", disse Paula.

Você vai ser chamado para várias entrevistas, e cada experiência pode melhorar as suas chances de ser contratado. "É um preparo, e se aprende com cada ação", declarou.

Estratégia 9 - Use esse tempo para se atualizar

Talvez demore até você ser contratado. Tente usar o período para se atualizar, preparar-se, autoavaliar-se e aprimorar-se. "Muitos grupos, sites de empresas e de vagas oferecem cursos online e palestras gratuitas. São formas de se atualizar e se aprimorar", disse Oggiam, da Page Personnel.

Especialista dá dicas sobre o que vestir ou não no trabalho

UOL Notícias