IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desemprego aumenta em 12 estados no 1º trimestre; BA tem maior taxa do país

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 09h06

A taxa de desemprego no primeiro trimestre aumentou em 12 estados e se manteve estável nos demais, na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

As maiores taxas foram observadas na Bahia (18,7%), Amapá (17,2%), Alagoas e Roraima (16,5%), enquanto as menores foram em Santa Catarina (5,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Paraná (7,9%). As maiores altas no desemprego foram no Maranhão (3,9 pontos percentuais), Alagoas (2,9 p.p) e Rio Grande do Norte (2,7 p.p).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje pelo IBGE.

Em 15 unidades da federação, o desemprego superou a média nacional, de 12,2%. O país tinha 12,9 milhões de pessoas sem trabalho no primeiro trimestre, conforme divulgado pelo IBGE no final de abril.

Coleta por telefone

Em função da pandemia do coronavírus, o IBGE interrompeu a coleta presencial de todas as pesquisas a partir de 17 de março. Desde então, foi instituído um plano de contingência para manter a realização da coleta das informações das pesquisas por telefone.

O número do telefone de contato para alguns domicílios visitados anteriormente pelo IBGE já constava na base de dados da PNAD Contínua.