IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estágio na Suíça: há vagas no Cern, que tem maior acelerador de partículas

Grande Colisor de Hádrons ou LHC (Large Hadrons Collider), o superacelerador de partículas que fica no Cern, a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear - Divulgação/Cern
Grande Colisor de Hádrons ou LHC (Large Hadrons Collider), o superacelerador de partículas que fica no Cern, a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear Imagem: Divulgação/Cern

Do Estudar Fora*

20/09/2020 04h00

Já imaginou participar de um programa de estágio na Suíça em uma organização onde físicos e engenheiros estão investigando a estrutura fundamental do universo, como o que constitui a matéria e as leis fundamentais da natureza? Essa é a oportunidade de estágio no Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo, responsável por confirmar a existência do bóson de Higgs. As inscrições vão até 31 de outubro.

Durante um período de 1 a 6 meses (ao longo de 2021), os selecionados terão um contrato para trabalhar em um projeto técnico avançado, em uma equipe experimental, e receberão um valor mensal de 1.516 francos suíços (cerca de R$ 8.730). Esse valor é voltado para cobrir custos com alojamento, refeições e seguro de saúde.

A brasileira Bárbara Crunivel fez pesquisas no Cern e contou sua experiência ao Estudar Fora. Confira o vídeo:

Quem pode se inscrever

Podem se candidatar estudantes a partir da graduação, que tenham pelo menos 18 anos de idade. Os candidatos devem estudar nas áreas de física, engenharia, matemática ou ciência da computação. Segundo o Cern, também pode haver um número limitado de vagas para trabalhos administrativos, como na área de tradução, direito ou logística.

É necessário, em todo caso, que o estágio no Cern faça parte do currículo de estudos do candidato (como créditos complementares, por exemplo), e que ele se comprometa a voltar à sua instituição de ensino ao fim do período. Alunos de mestrado nessas áreas também são elegíveis.

Quem já tem título de PhD ou está cursando doutorado, no entanto, não é elegível. Finalmente, os candidatos e candidatas devem ter proficiência em inglês e/ou francês.

Como se candidatar ao estágio no Cern

Os documentos necessários para a inscrição são: currículo em inglês ou francês; uma cópia do histórico acadêmico com as notas obtidas na faculdade até o momento; pelo menos uma carta de recomendação e uma carta de motivação.

A inscrição pode ser feita por meio deste link até o dia 31 de outubro. Para mais informações sobre o programa e a candidatura, acesse o site da iniciativa.

* O texto "Inscrições abertas para estágio no CERN, o maior acelerador de partículas do mundo" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.