IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo francês oferece bolsas para brasileiros darem aula de português

Do Estudar Fora*

01/11/2020 04h00

A Embaixada da França no Brasil está com inscrições abertas para bolsas para brasileiros darem aula de português na França. As bolsas são parte do programa "Assistants de Langue" do governo francês, e têm o objetivo de permitir que os brasileiros se aproximem da língua e cultura francesa. As inscrições vão até 23 de novembro.

O programa terá duração de sete meses, entre outubro de 2021 e abril de 2022. Durante esse período, os bolsistas receberão um salário de 770 a 785 euros por mês (dependendo do local onde ficarem) e terão o status de funcionários temporários do Estado francês. Poderão também se inscrever em uma universidade francesa, contanto que seus estudos não atrapalhem o seu trabalho docente.

O número exato de bolsas para brasileiros darem aula de português na França será definido entre abril e maio de 2021. Mas, como referência, em 2019, foram atribuídas ao Brasil 34 vagas de trabalho desse programa (nove das quais na Guiana Francesa).

Quem pode se candidatar?

Para concorrer às bolsas para brasileiros darem aula de português na França, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • ter entre 20 e 30 anos de idade;
  • estar matriculado no último ano da graduação, ou em qualquer ano da segunda graduação;
  • estar cursando letras, línguas estrangeiras ou um curso relacionado em uma universidade brasileira;
  • ter conhecimento da língua francesa equivalente pelo menos ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Durante a candidatura, também será necessário escolher em qual local o bolsista gostaria de atuar. É possível escolher tanto entre regiões metropolitanas francesas, como Paris e Lyon, como territórios falantes de francês em outras regiões, como Guiana e Martinica.

Candidatura às bolsas para brasileiros darem aula de português

Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de candidatura disponível neste link. Como parte do processo, será necessário anexar outros documentos ao formulário, como cópia do passaporte com validade até o fim de 2022. Também será necessário que um professor do candidato preencha parte do documento.

Dependendo do local de residência do candidato, o formulário preenchido deverá ser enviado para um endereço eletrônico diferente. Confira abaixo:

>> Candidatos do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, RO, RR, AC
Envio do dossiê de candidatura e pedido informações:

Assistente de cooperação educativa: Aline Bastos Lima
brasiliaeducative@gmail.com

>> Candidatos do RJ, ES, MG
Envio do dossiê de candidatura e pedido informações:

Adida de Cooperação para o Francês: Adriana Davanture
riolinguistique@gmail.com

>> Candidatos da BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA
Envio do dossiê de candidatura e pedido de informações:

Assistente: Carolina Soccio
recifelinguistique@gmail.com

>> Candidatos de SP, PR, SC, RS, MS
Envio do dossiê de candidatura e pedido de informações:

Assistente de cooperação para o Francês: Ivone Figueiredo
scac.sp.seclinguistique@gmail.com

Em todos os locais, os candidatos receberão um email de confirmação da embaixada francesa sinalizando a sua inscrição. As inscrições devem ser feitas até 23 de novembro. Até 14 de dezembro, os candidatos farão uma entrevista por telefone e, até 18 de dezembro, saberão se suas candidaturas foram selecionadas a nível nacional. Os candidatos escolhidos serão informados entre abril e maio de 2021.

* O texto "Governo francês oferece bolsas para brasileiros darem aula de português" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.