IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crise? Camila Coutinho lista 5 lições de Karol Conká para sua carreira

Camila Coutinho recomenda agilidade nas promessas e ações - Reprodução / Instagram
Camila Coutinho recomenda agilidade nas promessas e ações Imagem: Reprodução / Instagram

Colaboração para o UOL

26/02/2021 12h01

Camila Coutinho, empresária e influenciadora, divulgou no Instagram uma lista de reflexões sobre gestão de crise na carreira. No vídeo, ela usou o exemplo da rapper Karol Conká, que saiu com rejeição recorde do programa Big Brother Brasil 21.

Karol já tinha uma carreira consolidada antes de aparecer no programa. Mas se envolveu em confusões e foi muito criticada na casa. Perdeu fãs, seguidores e até contratos. Mas, de acordo com Camila, a cantora já começou um projeto correto para recuperar a carreira.

A primeira dica dela é consultar pessoas próximas para entender melhor o problema. Camila acredita que Karol "teve um intervalo, na saída do programa, para ter um overview e saber o que tinha que falar na primeira entrevista", com Tiago Leifert.

E de acordo com Camila, o mérito dela foi ouvir e seguir o que foi recomendado. "Você vai confiar nas pessoas cegamente. Tem que confiar e estar aberto a ouvir críticas. Se você só selecionar gente que não te critica, não tem por que as pessoas estarem lá. Você vai ficar em uma bolha pra sempre", afirmou Camila.

Depois de avaliar todo o problema, Camila aconselha a criar uma narrativa. "Não significa mentir, mas raciocinar sobre como falar sobre assunto. Tem que ser da maneira mais verdadeira. Todo mundo erra. A melhor saída é ser verdadeira", recomenda.

Mas para que essa narrativa realmente funcione, Camila alerta que é importante ser rápido. O seu posicionamento precisa ser apresentado logo, para evitar que outras narrativas se sobreponham.

Outra dica de Camila é reconhecer o erro sempre que for necessário. "Não é anormal errar. Quando você se coloca em uma postura de aprendizado, é mais positivo."

Nesse ponto, a empresária voltou a citar Karol, destacando que, mesmo durante o programa, ela percebeu alguns erros e começou a refletir sobre isso em voz alta. Independente de ter sido verdadeiro ou não, o importante é que essa foi a estratégia correta.

De acordo com Camila, o passo mais importante para recuperar a carreira é cumprir as mudanças prometidas depois do erro. Afinal, um engano é perdoável. Mas a credibilidade será perdida se não houver uma mudança de fato.

No caso de Karol Conká, ela tem prometido fazer terapia, para controlar traumas que, segundo ela, causaram os problemas no BBB.

Por fim, Camila recomenda que todos ajam de maneira preventiva e assim evitem crises na gestão da carreira. Ela recomenda ter cuidado nos posicionamentos e se manter informado para se antecipar a problemas que podem ocorrer.