IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que colocar como objetivo no currículo para conseguir o primeiro emprego?

Do Na Prática*

29/11/2021 04h00

Preencher o currículo no início da vida profissional é uma grande missão, porque ainda existem poucas boas experiências para contar e poucas habilidades a descrever.

O que muita gente esquece, no entanto, é que experiências e habilidades nem sempre são o ponto mais importante para os recrutadores que analisam currículos de profissionais de nível júnior.

Isso mesmo. Muitas vezes, eles querem entender o que você quer, quais são os seus objetivos, suas ambições e o que você almeja na empresa. Tem dúvida sobre como fazer? Confira a seguir.

O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?

O objetivo profissional deve aparecer logo após os dados pessoais nos currículos. No caso do currículo para primeiro emprego, não é diferente.

Se você tem dúvidas sobre objetivo profissional, siga esta dicas:

Especifique o cargo

Se puder, seja específico/a sobre a vaga que quer ocupar na empresa. É importante que o recrutador saiba o que você quer.

Foque nas posições iniciais

Ao descrever o objetivo profissional, seja coerente e não demonstre interesse por uma vaga que demanda uma experiência que você ainda não tem. Se estiver na faculdade, opte por cargos de estágio; se estiver no ensino médio, procure vagas de jovem aprendiz.

Seja honesto

Mesmo que não tenha certeza sobre a vaga que procura na empresa, é importante que ao menos você possa dizer, no currículo, qual a sua área de interesse. Assim, os recrutadores terão mais insumos para analisar seu perfil e te alocar melhor.

Jamais deixe a decisão para os outros

Jamais, em hipótese alguma, escreva a já conhecida frase "à disposição da empresa." Isso demonstra pouco interesse e indica para os recrutadores que você não tem ambições, interesses e isso dificilmente será bem visto.

*O texto "O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?" foi publicado originalmente no portal Na Prática, da Fundação Estudar.