IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rotary abre inscrições para 130 bolsas de Estudos pela Paz em 6 países

Assembleia Geral da ONU na sede da entidade, em Nova York - ONU/Evan Schneider
Assembleia Geral da ONU na sede da entidade, em Nova York Imagem: ONU/Evan Schneider

Do Estudar Fora*

13/02/2022 04h00

O Rotary International abriu as inscrições para selecionar interessados em 130 bolsas integrais de mestrado e aperfeiçoamento profissional em Estudos pela Paz.

Ao todo, são 50 bolsas integrais para mestrado e 80 para aperfeiçoamento profissional. As oportunidades estão na Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Tailândia, Uganda e Suécia.

Os interessados têm até 31 de maio para enviar os documentos para os escritórios regionais do Rotary (clique aqui para saber qual escritório fica mais próximo do seu endereço). Estudos pela Paz é uma área interdisciplinar que pretende prevenir e resolver conflitos em escala, em contraste com os estudos da guerra, direcionados à busca de vitória em conflitos. O site com as informações completas pode ser acessado aqui.

O programa Rotary pela Paz completa 20 anos em 2022 e já formou 1.500 estudantes que, de acordo com a associação, "estão trabalhando em cerca de 115 países na área educacional, policial e governamental, ONGs, instituições de pesquisas, agências pró-paz e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial".

Bolsas de mestrado

São 50 bolsas integrais para cursos com duração de 15 a 24 meses nos EUA, Japão, Inglaterra, Austrália e Suécia.

Para isso, é preciso ser fluente em inglês; ter concluído a graduação em área relacionada ao mestrado; demonstrar compromisso com a paz por meio de atividades de prestação de serviços comunitários ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais; ter liderança e no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.

Nos EUA, os bolsistas poderão fazer mestrado em desenvolvimento internacional na Duke University ou em diferentes departamentos da University of North Carolina.

No Japão, os bolsistas farão mestrado na International Christian University, podendo optar pelo programa interdisciplinar e abordagem de artes liberais ou pela área da paz no Departamento de Normas Públicas e Pesquisas Sociais.

Na Inglaterra, a bolsa é para estudar na University of Bradford, no departamento de Estudos pela Paz.

Na Austrália, os bolsistas poderão fazer mestrado na University of Queensland em estudos internacionais ou paz e conflito.

Na Suécia, a oportunidade é para estudar na Uppsala University, no programa de mestrado em ciências sociais.

Aperfeiçoamento profissional

O Rotary também abriu inscrições para 80 bolsas em um programa de 3 meses em paz, prevenção e resolução de conflitos. É preciso ter cinco anos de experiência profissional na área, fluência em inglês e capacidade de liderança.

As vagas estão na Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia; e na Makerere University em Kampala, na Uganda.

*O texto "Rotary abre inscrições para 130 bolsas integrais de pós-graduação em Estudos pela Paz em 6 países" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.