IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carta de demissão: saiba como escrever e veja modelos prontos

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para UOL, em São Paulo

25/02/2022 04h00

Por diversos motivos, sejam pessoais ou profissionais, muitos trabalhadores acabam retomando as buscas por uma nova oportunidade em outra empresa. Ao conseguir uma colocação, o próximo passo, claro, é avisar o superior e o setor de Recursos Humanos - isso é feito por meio da carta de demissão.

A carta de demissão é legalmente obrigatória e fundamental para a garantia dos direitos trabalhistas, como questões relativas a indenizações e ao aviso prévio.

"Por exemplo, é por meio da data de assinatura (da demissão) que são contados os trinta dias de aviso prévio, devendo o ex-empregado, caso não trabalhe nesse período, pagar indenização à empresa no valor do aviso", explica Anderson de Souza Sant'Anna, professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).

O que deve ter na carta de demissão

O documento, que precisa ser escrito de próprio punho, deve conter o nome completo do trabalhador, o nome da organização, o cargo ocupado, o período de cumprimento do aviso prévio - ou a comunicação de seu não cumprimento -, o local e data da entrega da carta, bem como sua assinatura.

"Se a pessoa tiver um bom relacionamento com seu empregador, é interessante mostrar boa vontade falando sobre como seu tempo na empresa o beneficiou e se colocando à disposição para ajudar na transição para o seu sucessor", afirma Daniela Tessler, consultora de desenvolvimento organizacional e sócia da Odgers Berndtson, em São Paulo.

O que não precisa ter

A carta de demissão não necessita conter os motivos ou informações acerca do relacionamento estabelecido com a empresa, ou colegas de trabalho. Para eventuais queixas, reclamações, exposições de motivos, algumas organizações dispõem de entrevistas de desligamento.

De acordo com Rafael Sanchez, co-fundador e COO da Scaffold Education, empresa de tecnologia e aprendizagem, é indicado que o colaborador consulte um advogado para avaliar se as afirmações que vai colocar podem gerar algum tipo de problema posterior.

Como escrever uma carta de demissão

Os profissionais da área de RH apontam que a carta de demissão deve ser curta, sucinta, respeitosa, mantendo uma linguagem direta e objetiva.

"Após redigida e assinada, o documento deve ser entregue pelo trabalhador no momento da solicitação da demissão, independente do motivo ou cumprimento - ou não - de aviso prévio. A carta deve ser redigida em duas vias, uma a ser encaminhada à organização e outra a ser arquivada pelo empregado, como comprovante da solicitação", ensina Sant'Anna.

Modelos de carta de demissão

Confira alguns exemplos de como escrever o documento.

Modelo 1:

[nome da Empresa]

Prezado(a) Sr.(ª) [Nome do Gestor ou Responsável no RH],

Venho por meio desta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de [nome do cargo ocupado na organização].

Estarei à disposição da empresa durante o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

[Local e data].

[Assinatura]

[Nome Completo Legível]

[Número do CPF]"

Modelo 2:

[nome da Empresa]

Prezado(a) Sr.(ª) [Nome do Gestor ou Responsável no RH],

Venho por meio desta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de [nome do cargo ocupado na organização].

Ademais, solicito a dispensa de Aviso Prévio trabalhado, pedindo que o encerramento do contrato de trabalho seja imediato [Indicar, se possível, motivo para a dispensa de cumprimento do Aviso Prévio como, por exemplo, a necessidade de apresentação imediata a novo emprego].

[Local e data].

[Assinatura]

[Nome Completo Legível]

[Número do CPF]"

Modelo 3:

À [nome da empresa]

Caro (a) [nome do gestor],

Por favor, aceite esta carta como notificação formal da minha intenção de me desligar da posição de [cargo] da [nome da empresa]. De acordo com o meu período de aviso prévio acordado, o meu último dia será [data do último dia].

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer por ter trabalhado nesta empresa por [tempo no emprego]. Aprendi muito durante esta experiência e apreciei conhecer e colaborar com meus colegas e equipe. Levarei muito do que vivenciei aqui para a minha carreira e me lembrarei daqui como um valioso período da minha vida profissional.

Durante as próximas [período de aviso prévio em semanas] semanas, farei o que puder para tornar a transição a mais tranquila possível, e apoiarei de todas as maneiras possíveis para entregar meus projetos e atividades aos colegas ou ao meu substituto.

Por favor, deixe-me saber se há algo mais que eu possa fazer para ajudar neste processo.

Atenciosamente,

[Seu nome]"