Estudantil

Guia Básico

Existe algum tipo de bolsa para estudantes que não podem pagar os estudos?

Resposta: Sim. O Ministério da Educação (MEC) tem vários programas de bolsas de estudos, sendo os principais o ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições privadas de educação superior, e o Fies (Fundo de Financiametno ao Estudante do Ensino Superior), que atende estudantes sem condições de pagar integralmente os custos de um curso superior.

Guia Básico

Como posso me candidatar ao FIES?

Resposta: Para se candidatar ao FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado em instituição paga, cadastrada no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Guia Básico

Como funciona o FIES?

Resposta: o FIES financia 50% do valor da mensalidade do curso em que o estudante está matriculado. Os outros 50% são pagos pelo aluno, diretamente à Instituição de Ensino. Enquanto cursa a faculdade, o beneficiado do financiamento se compromete a pagar, a cada três meses, o valor de no máximo R$ 50,00 (cinqüenta reais), que vai sendo abatido de seu saldo devedor. A taxa de juros do FIES, a partir dos contratos firmados no segundo semestre de 2006, é de 3,5% ao ano fixa, para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos (segundo catálogo SETEC/MEC), e de 6,5% ao ano fixa, para os demais cursos.Após a formatura, o financiamento começa a ser amortizado. Nos doze primeiros meses a prestação será igual ao valor da última mensalidade. Terminado esse período, o saldo devedor é dividido em prestações iguais, pelo prazo de até uma vez e meia o período de utilização do financiamento. (Informações do MEC)

Guia Básico

Quem não pode se candidatar ao FIES?

Não podem se candidatar ao FIES os alunos:cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral;que já tenham sido beneficiados pelo FIES ou pelo Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);beneficiários de bolsa integral do Programa Universidade para Todos - ProUni;beneficiários de bolsa parcial do Programa Universidade para Todos, em curso/habilitação/turno diferente daquele vinculado a bolsa ProUni; e cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado (Informações do MEC).

Guia Básico

Quais são os critérios de seleção?

Resposta: Os critérios de seleção consideram o perfil socioeconômico do candidato, que levam em conta a renda bruta familiar, o tipo de moradia, o desempenho escolar, entre outros.

Guia Básico

Como posso me inscrever?

Resposta: O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição disponível em meio eletrônico no endereço do FIES no site da Caixa Econômica Federal na internet, durante o período de inscrições. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato deverá imprimir o respectivo protocolo em duas vias e entregá-lo à instituição de ensino superior em que estuda.A instituição de ensino superior deverá atestar a confirmação de inscrição na via do protocolo que será devolvida ao candidato. São consideradas válidas somente as inscrições confirmadas pelas instituições de ensino superior exclusivamente por meio do SIFES, disponível no endereço eletrônico do FIES no site da Caixa Econômica Federal. (Informações do MEC).

Guia Básico

Como faço para pagar?

Resposta: Enquanto cursa a universidade, o aluno se compromete a pagar à Caixa Econômica Federal, a cada três meses, o valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), que vai sendo abatido do saldo devedor. A taxa de juros do FIES, a partir dos contratos firmados no segundo semestre de 2006, será de 3,5% ao ano fixo, para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e para os cursos tecnológicos (segundo cadastro do MEC), e de 6,5% ao ano fixo, para os demais cursos, em todas as etapas do financiamento, que por sua vez se divide em duas fases a seguir descritas:Fase I - Durante o primeiro ano após a conclusão do cursoApós a formatura, o financiamento começa a ser amortizado. Nos 12 (doze) primeiros meses ("Fase I"), o estudante passa a pagar à Caixa Econômica Federal, mensalmente, o mesmo valor que já vinha pagando à instituição enquanto estudava.Fase II - Tempo restante para liquidação do financiamentoO saldo devedor apurado ao final da Fase I é dividido em prestações iguais por um prazo de até uma vez e meia o período de utilização.No site da Caixa Econômica Federal é possível fazer uma simulação do financiamento (www.cef.gov.br) (Informações do MEC).

Guia Básico

Como são as taxas de juros?

Resposta: Para os contratos assinados a partir do segundo semestre de 2006, a taxa de juros do FIES é de 3,5% ao ano fixo para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e para os cursos tecnológicos (segundo cadastro do MEC) e 6,5% ao ano fixo para os demais cursos.(Informações do MEC).

Guia Básico

É necessário fiador?

Sim. Para a contratação do FIES é necessária apresentação de fiador, devendo o mesmo ser pessoa física, maior de idade e com idoneidade cadastral, bem como possuir renda pessoal comprovada de no mínimo o dobro do valor total da mensalidade do curso a ser financiado. Admite-se o acréscimo de um fiador com idoneidade cadastral para compor a renda exigida, limitado ao máximo de dois garantidores por contrato.O pai ou a mãe do estudante poderá ser seu fiador, desde que atendidos os mesmos critérios exigidos para essa condição.Não poderá ser fiador o cônjuge do candidato ou o aluno que conste como beneficiário do FIES ou do Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), salvo nos casos de quitação dos financiamentos recebidos. (Informações do MEC).)

Guia Básico

Como posso saber qual faculdade participa do programa?

Resposta: Para consultar a relação das instituições de ensino cadastradas no FIES acesse o seguinte endereço eletrônico: https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Consultas/ConsIESCredenciadas.asp.

Guia Básico

Estudantes menores de idade podem participar do FIES?

Resposta: Sim, mas precisarão estar acompanhados do pai, mãe ou representante legal na assinatura do contrato.

Guia Básico

Estudantes graduados podem participar?

Resposta: Sim, desde que não tenham sido beneficiados pelo Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) ou pelo próprio FIES. Cabe lembrar que o programa prioriza atendimento àqueles que não possuem curso de graduação completo. (Informações do MEC)

UOL Cursos Online

Todos os cursos