Como declarar investimentos em ações? Tire essa e outras dúvidas sobre IR

Sophia Camargo

Veja as dicas dos especialistas consultados pelo UOL para não errar na hora de fazer a declaração do IR.

CLIQUE e leia outras questões

Leia o Blog da Sophia Camargo sobre IR

Mande AQUI a sua pergunta

Como declarar seus investimentos em ações

Os ganhos ou perdas em Bolsa devem ser informados no Demonstrativo de Renda Variável – Operações Comuns/Day-trade. O programa apura o resultado final. Caso seja negativo, o programa assume o valor como prejuízo e o transporta para o próximo mês. Sendo positivo, o programa multiplica a base de cálculo pela alíquota e informa o valor do imposto devido.

Veja todas as dicas para declarar investimentos em ações

Como declaro dividendos e juros sobre capital próprio?

(Pergunta do internauta Roberto)

Dividendos devem ser declarados na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, linha 05.

Juros sobre capital próprio devem ser declarados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, linha 10.

Fonte: Antonio Teixeira Bacalhau, consultor da IOB Folhamatic EBS

Tenho uma previdência privada PGBL. Posso deduzir no IR?

(Pergunta do internauta Alex)

Sim, é permitido deduzir até 12% do total dos rendimentos tributáveis quando a contribuição for para uma previdência do tipo PGBL. Nesse caso, a contribuição deve ser informada no campo Pagamentos Efetuados, campo 36 (Previdência Complementar). Se a contribuição for para uma previdência do tipo VGBL, não é possível fazer a dedução. Nesse caso, a contribuição deve ser informada no campo Bens e Direitos, campo 97.

Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?

As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.

Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.

O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.

Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate. Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.

Como declaro um investimento do tipo CDB?

(Pergunta do internauta Ubirajara)

A aplicação deve ser declarada na linha Bens e Direitos, código 45 (Aplicações de renda fixa, CDB). O rendimento está sujeito à tributação exclusiva de fonte e deve ser informado na linha 6 desta ficha.

Fonte: Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo

Como declaro a venda sem lucro de cotas de uma empresa?

(Pergunta da internauta Donalneiva)

A internauta quer saber como declarar a venda de cotas de capital de uma sociedade limitada pelo mesmo valor da aquisição. Como a internauta não teve lucro, ou seja, não houve ganho de capital, basta dar baixa das cotas na declaração.

Como se dá baixa em um bem ou direito?

Simples. Na ficha Bens e Direitos, a internauta vai repetir a informação que já constava na declaração de Imposto de Renda do ano passado, linha 32 (Quotas ou quinhões de capital). No campo Discriminação, informar para quem foram vendidas as cotas. Repetir o que constava anteriormente no campo Situação em 31.12.2013. E deixar em branco o campo Situação em 31.12.2014.

Fonte: Antonio Teixeira Bacalhau, consultor da IOB Folhamatic EBS

UOL Cursos Online

Todos os cursos