É possível usar o FGTS para comprar um carro ou casar? Veja essas e outras dúvidas

Você sabe quando e como pode sacar seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)? Veja a seguir dicas da Caixa Econômica Federal sobre o assunto. Leia outras dúvidas sobre FGTS ou mande sua pergunta.

Fui demitida recentemente quando ainda estava em período de experiência. Posso sacar o FGTS que ficou retido quando pedi demissão da empresa em que trabalhei antes?

Ivanilda
O valor só poderá ser sacado, segundo a Caixa Econômica Federal, nas seguintes condições: o trabalhador deverá ter ficado fora do regime de FGTS por pelo menos três anos; e ele deverá pedir o saque a partir do mês de aniversário.

Como receber o fundo de garantia sem o Cartão do Cidadão?

Fladimir
Se o trabalhador não possui cartão do cidadão e senha, deverá dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o saque. Além de documento de identificação com foto, carteira de trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, ele precisará levar documentos específicos que variam conforme o motivo do saque. A lista de documentos pode ser encontrada no site da Caixa.

Tenho cerca de R$ 27 mil na conta do FGTS referente a um emprego anterior. Posso retirar este valor e quitar um terreno?

Marcelo
Não. Segundo a Caixa Econômica Federal, não há previsão para movimentação com a finalidade de liquidação de financiamento de terreno, pois este financiamento é concedido fora do Sistema Financeiro da Habitação.

Pedi demissão e meu FGTS ficou retido. Posso usar esse saldo para fazer reformas na minha casa ou em um financiamento de carro?

André
Não. Segundo a Caixa Econômica Federal, não há previsão para movimentação com a finalidade de uso para reformas ou para aquisição de carro.

Se a empresa para a qual trabalho agora me mandar embora, receberei apenas o FGTS que está associado a ela ou todo o saldo vinculado ao meu CPF?

Tiago
Segundo a Caixa Econômica Federal, quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele pode sacar apenas o valor referente à conta vinculada àquela empresa. Mas é possível sacar o valor de todas as contas em algumas situações, como no caso de aposentadoria, câncer, HIV, doença terminal e para uso na moradia própria.

Quando acesso o site do FGTS, a informação é de que tenho saldo na conta. Mas, quando vou ao caixa eletrônico, a informação é de que não há saldo. Como procedo?

Elias
O trabalhador deverá considerar o extrato que possui data de atualização mais recente, orienta a Caixa Econômica Federal. Pode haver defasagem de atualização do saldo em razão da data ou hora de obtenção da informação.

Meu marido está afastado do trabalho há três anos e vai fazer um transplante de medula óssea. Ele pode sacar o FGTS?

Marilda
A movimentação da conta vinculada do FGTS por motivo de inatividade ocorre quando o titular da conta permanece, por três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS. É necessário, no entanto, que o vínculo de emprego esteja extinto. A Caixa Econômica Federal informa que, se o trabalhador permaneceu por três anos em licença-saúde, essa situação não caracteriza inatividade da conta.

Estou com casamento marcado. Tenho direito de sacar meu fundo?

Gisely
Não. Segundo a Caixa Econômica Federal, a legislação não prevê movimentação da conta vinculada do FGTS por motivo de casamento.

Posso sacar o saldo de uma conta inativa do FGTS?

Paulo
É possível, sim, sacar o saldo da conta inativa, segundo a Caixa Econômica Federal, considerando-se as seguintes condições: se o afastamento do trabalho ocorreu até 13/07/1990, a conta vinculada deverá ter ficado pelo menos três anos ininterruptos sem depósitos; se foi depois, o trabalhador deve ter ficado pelo menos três anos ininterruptos fora do regime do FGTS.

10º

É mais interessante usar o FGTS para diminuir o valor da prestação ou o tempo de um financiamento imobiliário?

Fabrício
O trabalhador deverá solicitar a um funcionário da Caixa Econômica Federal que faça uma simulação para se certificar sobre a situação mais vantajosa. Isso depende das condições contratadas para o financiamento e das vantagens apresentadas pelo banco.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos