Previdência privada empresarial

Maria
Fiz um plano de previdência privada e pago R$ 500 por mês. Tenho 25 anos e quero parar de trabalhar aos 40. Eu teria direito a receber o valor da previdência privada até o dia em que falecer?

É possível que sim, diz o advogado Marcel Cordeiro, mas isso depende do tipo de plano contratado. Um plano com renda mensal vitalícia, por exemplo, paga um determinado valor por mês, a partir da idade de saída escolhida, até o falecimento do participante.

Wilson de França

Participo de um plano de previdência na minha empresa. Caso eu venha a perder o emprego, a quantia depositada pela empresa fica indisponibilizada até o momento da minha aposentadoria?

Segundo Marco Antonio Rossi, da Anapp, cada plano empresarial tem suas regras próprias, constantes dos contratos. Fale com o RH de sua empresa.

Antonio Carlos

Contribuo para o plano de previdência da minha empresa, mas há dúvidas sobre a continuação da empresa que gere o plano. Gostaria de saber se posso receber o dinheiro que depositei. E o que acontece com o dinheiro que a empresa depositou?

Pelas regras gerais dos fundos de pensão, o dinheiro aplicado pelo participante está disponível para resgate. O dinheiro aplicado pela empresa obedece a regras estabelecidas em contrato. Você deverá consultar o RH da empresa para saber a que tem direito.

UOL Cursos Online

Todos os cursos