Procedimentos

Adilson Teo

Vou fazer 40 anos, mas não sou registrado. Gostaria de fazer um plano de previdência. Qual seria o mais indicado para mim?

Depende. Se você deseja proteger seu investimento da inflação, há o plano de garantia mínima que paga IGP-M mais 6% ao ano. O PGBL permite deduzir 12% do rendimento bruto anual na declaração completa do IR e o VGBL é mais indicado para quem declara pelo formulário simplificado. PGBL e VGBL têm a vantagem do diferimento fiscal, isto é, permitem adiar o pagamento do imposto de renda para o momento do saque.

Maria Inês Garcia

Fiz um plano de previdência privada para minha filha que hoje está com 21 anos. É vantagem resgatar tudo de uma vez e investir em outro bem?

Se você optou por uma renda vitalícia para uma moça que hoje está com 21 anos - e a expectativa de vida é de cerca de 80 anos - provavelmente ela irá receber uma quantia irrisória mensalmente. Nesse caso, talvez seja vantagem resgatar o montante e investir o dinheiro novamente.

Francisco Jr.

Tenho 26 anos e três objetivos: casa própria em 5 anos , garantir os estudos de minha filha de 3 anos e ter uma renda suplementar na aposentadoria. Um plano de aposentadoria conseguiria me garantir isso?

O conselho do professor William Eid é que, para a casa própria, você aplique em fundos de investimentos comuns para poupar o dinheiro. Para garantir os estudos de sua filha, além de poupar, você também conta com seguro educação. Para garantir a aposentadoria, um plano de previdência é adequado. A boa notícia é que, por ser jovem, você poderá pagar uma quantia pequena mensalmente para garantir uma boa aposentadoria.

UOL Cursos Online

Todos os cursos