Professores

Valéria

Vai mudar alguma coisa para a aposentadoria dos professores?

O professor de ensino infantil, médio e fundamental continua a ter direito à aposentadoria especial, isto é, se aposentar com 25 anos de contribuição (mulher) e 30 anos (homem). Os professores universitários terão de respeitar a regra geral (30 anos de contribuição, no caso das mulheres e 35 anos de contribuição, no caso dos homens).

Alex Andrade

A aposentadoria especial para professores só vale para os professores da rede pública?

Não. É válida para os professores de ensino infantil, médio e fundamental da iniciativa privada e do setor público.

Célio Paulo.

Sou professor da rede pública e privada. Contribuo, portanto, para duas aposentadorias. Com a reforma, terei direito a me aposentar pelos dois cargos?

Sim, terá direito a duas aposentadorias.

Suzana

Sou professora universitária. Tenho atuado como livre docente, mas agora vou fazer titulação. Se conseguir, os anos de livre docência também vão compor os dez anos no cargo?

Esse aspecto terá de ser objeto de regulamentação por lei ordinária.

Santana

Sou professor universitário aposentado e ganho 3 mil reais mensais. Quero saber o seguinte: caso seja aprovada a reforma da previdência e os inativos sejam taxados em 11 por cento qual será a minha contribuição?

Pela proposta atual, os 11 por cento incidem sobre tudo o que ultrapassar o limite de isenção de R$ 1.058,00. Isto é, R$ 213,62 por mês.

José Ribeiro

Gostaria de saber se o projeto da reforma preserva os 20% de bonificação para professoras universitárias no que tange ao tempo de serviço.

Como não se falou no assunto, provavelmente será mantido.

Ruth

Sou professora aposentada pelo Estado de São Paulo e já recebo um desconto de 6% na aposentadoria. Gostaria de saber se isso é legal e quanto ainda terei de contribuir.

Segundo o advogado Wladimir Novaes Martinez, atualmente essa cobrança é inconstitucional, ninguém reclamou e o governo estadual já a aumentou para 11%, aumento que deverá entrar em vigor daqui há mais ou menos dois meses (setembro/03).

Cida Armando

Sou professora estadual, estou com 21 anos de magistério, tenho 4 anos e 9 meses de contribuição ao INSS. Estou com 47 anos. Já posso pedir aposentadoria?

Terá de esperar completar 48 anos de idade.

Eliana

Sou professora efetiva da cidade de São Paulo, no cargo de auxiliar de direção, portanto sem direito à aposentadoria especial aos 25 anos. Já completei 30 anos de serviço, tenho 10 anos no cargo atual, porém estou com 51 anos de idade. Pelas novas regras da reforma, terei de me aposentar com 55 anos de idade. Já posso pedir aposentadoria proporcional?

Sim, pode.

UOL Cursos Online

Todos os cursos