Suspensão de recolhimento

Ivan de Assis

Se eu parar de contribuir para o INSS por dois anos qual seria o impacto no valor da minha aposentadoria?

A lei 10.666/2003 garante que o cidadão não perde a condição de segurado para fins de aposentadoria por tempo de contribuição e/ou idade, mesmo que fique por mais de dois anos sem contribuir. Entretanto, o cálculo da aposentadoria poderá ser reduzido se a falha nos recolhimentos estiver no período acima citado, mas nunca será inferior a 1 salário mínimo. Ainda, enquanto não contribui, o cidadão perde o direito aos demais benefícios da Previdência, como auxílio doença, auxílio acidente, pensão por morte e aposentadoria por invalidez.

Josélia

Trabalhei nove anos e dez meses em uma empresa com carteira assinada, mas o meu patrão não recolheu nenhum mês de contribuição durante todo este período. Eu já tinha 10 anos de INSS de outra empresa recolhido normalmente. Isso vai atrapalhar a minha aposentadoria?

Resposta: Sim, vai atrapalhar, mas a senhora está resguardada pela legislação previdenciária que transfere ao empregador a obrigação de recolher as contribuições. A senhora deverá contratar um advogado para que ingresse com esse pedido pelo Judiciário.

UOL Cursos Online

Todos os cursos