B

BACEN / BC / BCB

O Banco Central do Brasil (BACEN) foi criado em 1964, para atuar como orgão executivo central do sistema financeiro nacional. Suas principais atribuições são : 1) Emitir papel moeda e moeda metálica; 2) Executar compra e venda de Títulos Federais (através de operações de Open Market) tanto para executar Política Monetária como para o próprio financiamento do Tesouro Nacional; 3) Receber depósitos compulsórios e voluntários do sistema bancário, assim como realizar operações de redesconto e outros tipos de empréstimos às instituições financeiras. 4) Ser o depositário das Reservas Internacionais do País. 5) Autorizar o funcionamento, fiscalizar e aplicar as penalidades previstas a instituições financeiras. Todas essas atividades do Banco Central, no Brasil, são reguladas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O Banco Central do Brasil pode ser acessado através do http://www.bcb.gov.br

Back to back

Na expressão back to back credit , trata-se de um crédito documentário vinculado a um primeiro crédito chamado ?Crédito Principal?. O beneficiário do primeiro crédito é geralmente um intermediário que abre, por sua vez, um segundo crédito a favor do fornecedor da mercadoria.

Balança comercial

Relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial.

Balance

Saldo em conta, diferença. Balance of payment - diferença entre exportações e importações de um país.

Balancete

Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.

Balanço

Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo.

Balanço de pagamentos

O Balanço de Pagamentos é o resumo, expresso em unidades monetárias (US$), das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo. Ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior e, o saldo de capitais que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo. A estrutura do Balanço de Pagamentos é a seguinte: 1) Saldo da Balança Comercial; 2) Saldo do Balanço de Serviços (que engloba pagamento de juros ao exterior, fretes, dólares gastos em turismo, etc); 3) Transferências unilaterais (que envolve transferências de pessoas / instituições entre o Brasil e outros países, sem contrapartida, ou seja, sem a necessidade de pagamento posterior); 4) Saldo em transações correntes ( que equivale a 1+2+3); 5) Conta de Capital; 6) Erros e Omissões; 7) Resultado (que equivale a 4+5+6, e reflete a variação das Reservas Cambiais).

Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição internacional sediada em Washington. Foi criada em 1959 para prestar ajuda financeira aos países da América Latina e do Caribe.

Banco múltiplo

Criado através da Res. Nº. 1.524/88, emitida pelo BC por decisão do CMN, a fim de racionalizar a administração das instituições financeiras. As carteiras de um banco múltiplo abrangem a carteira comercial, a carteira de investimento, a carteira de crédito imobiliário, a carteira de aceite, a carteira de desenvolvimento e a carteira de leasing.

Banco Mundial

Criado em 1944, o Banco Mundial rege, ao lado do Gatt (que deu origem à Organização Mundial de Comércio), o sistema financeiro internacional.

Banda cambial

É a banda ou limite determinado pelo Governo para a flutuação do real frente ao dólar. Foi criada quando da implantação do Plano Real, objetivando o controle da entrada de recursos externos.

Bank

Banco. Estabelecimento de crédito.

Barter

Escambo; comércio de troca; permuta.

Base monetária

A base monetária corresponde à criação primária de moeda (pelo Banco Central). Ela é divulgada em dois conceitos pelo BC: num conceito mais restrito, por convenção, corresponde ao total de papel-moeda em circulação somado às reservas bancárias, e, num mais amplo, corresponde ao total da base restrita, mais os depósitos compulsórios em espécie e títulos federais (tanto do BACEN, quanto do Tesouro) fora do Banco Central. A atuação sobre a base monetária, no sentido de estimular sua expansão ou promover sua contração, desempenha um papel de grande importância em qualquer política de combate à inflação.

Bearer

Portador de título de crédito.

Bearish

Gíria dos operadores de Chicago para designar aqueles que acreditam numa tendência de baixa no mercado.

Below standart in quality

Qualidade abaixo do padrão. Expressão que segundo os fundamentos da FDA, dos EUA, deve constar nos rótulos dos produtos alimentícios de qualidade considerada abaixo do normal.

Benchmark

Signfica um ponto de referência ou unidades padrão para que se estabeleçam comparações entre produtos, serviços, processos, títulos, taxas de juros, etc., com a finalidade de saber se os demais produtos, serviços, títulos, etc. encontram-se acima ou abaixo em relação ao que serve como referência. Por exemplo, dizemos que o bencnmark de um FIF é o CDI, ou seja, a rentabilidade do fundo deve ser igual ou superior ao CDI para que este tenha cumprido seu objetivo.

Beneficiary

Beneficiário. O favorecido para receber o valor de uma carta de crédito, ou qualquer direito.

Benefícios

Dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição distribuídos, dados por uma empresa a seus acionistas.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos