Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

I

I-SENN

Índice Eletrônico de Negociação Nacional da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro

IBMEC

Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)

IBOVESPA

Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA), número que exprime a variação média diária dos valores das negociações na Bolsa de Valores de S.Paulo. É calculado com base em uma carteira teórica composta pelas ações que representam 80% do volume total de negócios realizados na Bovespa nos 12 meses que antecedem sua formação. A composição da carteira é reavaliada a cada quatro meses. Mais especificamente em janeiro, maio e setembro.

IBRACON

Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON)

ICMS

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

ICV

Índice de Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos.

ICVM

Índice do Custo de Vida da Classe Média da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

ICVMS

Índice de Custo de Vida da Classe Média, calculado pela Ordem dos Economistas do Estado de São Paulo. Reflete a variação de preços, baseando-se na população que recebe de 10 a 40 salários mínimos. Este índice é calculado exclusivamente na cidade de São Paulo, entre os dias 1 e 30 de cada mês.

IGP

Existem dois tipos de Índice Geral de Preços (IGP) e ambos são calculados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O primeiro é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), cuja coleta de dados é efetuada entre o dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência. A cada decêndio do período de coleta ocorrem divulgações de prévias. O IGP-M foi criado com o objetivo de se possuir um indicador confiável para as operações financeiras, especialmente as de longo prazo, sendo utilizado para correções de Notas do Tesouro Nacional (NTN) dos tipos B e C e para os CDB pós-fixados com prazos acima de um ano. O segundo é o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), se refere ao mês "cheio", ou seja, o período de coleta vai do primeiro ao último dia do mês de referência e a divulgação ocorre próxima ao dia 20 do mês posterior. O IGP-DI foi criado com o objetivo de balizar o comportamento de preços em geral na economia. Ambos têm a mesma estrutura e são compostos pelos seguintes sub-índices: a) Índice de Preços no Atacado (IPA) - onde entram preços praticados do mercado atacadista e representa 60 % do IGP-DI; b) Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - a coleta de dados ocorre nas cidades de S.Paulo e Rio de Janeiro dentre as famílias que tem uma renda de 1 a 33 salários mínimios). Representa 30 % do IGP-DI; c) Índice Nacional de Construção Civil (INCC) - onde são avaliados os preços no setor de construção civil, não só de materiais como de mão-de-obra. representa 10 % do IGP-DI.

IGP-DI

Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IPC-DI) pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. A taxa, do mês fechado, é uma média ponderada do IPA (Preços no Atacado) Nacional, com peso 6, IPC (Preços ao Consumidor) no Rio e em São Paulo, com peso 3, e INCC (Construção), com peso 1.

IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. Tem a mesma metodologia do IGP DI, mas refere se à coleta de preços realizada entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte, e não no mês completo.

Imposto sobre Operações Financeiras - IOF

Imposto sobre Operações Financeiras, ou seja, Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos e Valores Mobiliários. Imposto administrado pela Secretaria da Receita Federal.

In bond

Armazenagem de mercadoria até o pagamento das taxas alfandegárias.

INCC-DI

Índice Nacional da Construção Civil (NCC-DI) ver IGP.

Incentivadas

São empresas que recebem incentivos fiscais, por estarem localizadas em determinadas regiões de interesse econômico do governo (Norte e Nordeste) ou por produzirem produtos e prestarem importantes serviços em áreas específicas (reflorestamento, turismo e pesca).

Incorporação

É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outras, que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.

Indexação

Mecanismo de política econômica pelo qual as obrigações monetários tem seu valores em dinheiro corrigidos com base em índices oficiais do governo.

Índice Brasil/Bovespa - IBX

Índice Brasil/Bovespa, é um Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica, composta por ações de cem companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, em termos de número de negócios e volume financeiro. As ações que compõem o índice são ponderadas pelo respectivo número de ações que estão disponíveis para negociação no mercado. O Índice Brasil é considerado um índice que avalia o retorno total das ações componentes de sua carteira.

Índice Brasileiro de Ações - IBA

Índice Brasileiro de Ações (IBA), é apurado através de uma carteira teórica, composta por ações das cem companhias abertas mais negociadas em Bolsas de Valores e que estejam em mãos privadas. As companhias são selecionadas, levando se em conta o seu valor patrimonial e atendem como condição fundamental, presença regular nas negociações diárias em Bolsas de Valores.

Índice da Bolsa de Valores - IBV

Índice da Bolsa de Valores (IBV), número que exprime a variação média diária dos valores das negociações na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. É calculado com base em uma carteira teórica composta pelas ações de maior liquidez. A composição da carteira é reavaliada a cada três meses.

Índice de Ações

O índice de ações é composto pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores. Serve como referencial para determinar se a Bolsa está em alta, estável ou em baixa e em quantos pontos fechou. Os índices que se destacam são: o IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) e o Dow Jones (Índice da Bolsa de Nova York).

Índice de Sharpe

Mede o grau de risco de um fundo em relação a sua rentabilidade. O índice é calculado pela diferença entre a rentabilidade do fundo e do ativo utilizado como comparação dividida pelo desvio padrão da cota do fundo.

Índice Preço/Lucro

Índice Preço/Lucro (P/L), quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual da mesma. Assim, o P/L é o tempo que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, pelo recebimento do lucro gerado por uma empresa. Para tanto torna-se necessário que se condicione essa interpretação à hipótese de que o lucro por ação se manterá constante e será distribuído todos os anos.

Índices de preços

O termo "índice de preços" se refere a um número que permite acompanhar a evolução do preço de um determinado produto (ou uma cesta de produtos) no tempo. A taxa de inflação, tradicionalmente chamada por índice de inflação, expressa a variação de um número índice que é calculado a partir da média ponderada de preços de vários bens (previamente estabelecidos por um instituto de pesquisa). Neste sentido, o "câmbio" nada mais é do que a variação do preço de uma moeda estrangeira (em geral do dólar), podendo, igualmente, ser tranformado em um número índice, cuja variação tradicionalmente é chamada por "variação cambial".

Inflação

É o aumento constante e geral de preços de bens e serviços da economia.

Inflation

Inflação. Movimento ascendente, generalizado e persistente, no nível geral de preços.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos